Apresentação:

 A Universidade de Brasília (UnB) tem por missão institucional

“Ser uma universidade inovadora e inclusiva, comprometida com as finalidades essenciais de ensino, pesquisa e extensão, integradas para a formação de cidadãs e cidadãos éticos e qualificados para o exercício profissional e empenhados na busca de soluções democráticas para questões nacionais e internacionais, por meio de atuação de excelência”.

(Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022, página 34)

 

E para tanto, busca como visão futura

“Ser referência nacional em ensino, pesquisa e extensão, com inserção local, regional e internacional, inovadora, inclusiva, transparente e democrática, com gestão eficaz e qualidade de vida”.

(Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022, página 34)

 

O Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde da UnB (NATS-UnB) é fiel à missão e visão universitárias e, para tanto, busca ser referência nacional em ATS; inovador e inclusivo no ensino, pesquisa e extensão associadas ao tema; sem se esquecer da formação de cidadãos qualificados para o trabalho e a inserção dos resultados na vida em sociedade local, regional, nacional e global.

 

História e estrutura (experiência no campo da ATS):

O NATS-UnB foi implantado em 2009, na época apenas vinculado à Faculdade de Saúde. A UnB foi uma das instituições parceiras na criação do IATS (INCT para Avaliação de Tecnologias em Saúde). Desde então, a UnB apresentou um número crescente de iniciativas relacionadas à Avaliação de Tecnologias em Saúde em seus diferentes contextos. Com a expansão da UnB, estas iniciativas naturalmente extrapolaram os limites da Faculdade de Saúde e da Faculdade de Medicina e passaram também a existir nos demais campi, em virtude dos novos docentes que se estabeleceram, por meio da elaboração de novos projetos e ações.

 

Missão:

Produzir, disseminar e compartilhar conhecimento sobre tecnologias em saúde e seus processos de avaliação, de forma a integrar todos os atores da comunidade e da instituição.

 

Visão:

Ser reconhecido nacionalmente como um dos NATS com maior expressão e qualidade de conteúdo, proporcionando uma rede de relacionamentos e parcerias em prol da ATS no Brasil.

“Empoderando pessoas pela ATS; empoderando a ATS pelas pessoas”.

 

Como a Instituição trabalha:

O NATS da UnB evoluiu para uma entidade multicampi, multicêntrica e multiprofissional. Buscou se estruturar em uma rede de grupos e núcleos de pesquisa espalhada pelos campi Darcy Ribeiro, Ceilândia e Gama. Envolve professores das áreas de saúde, engenharias e economia conforme os seus interesses profissionais na área de ATS. Desta forma, não se limita às particularidades de uma unidade acadêmica e é legitimado pela mesma instância da universidade em regulamenta a UnB no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa do CNPq – o Decanato de Pesquisa e Inovação.

Em respeito aos valores institucionais da UnB,

“(i) a dignidade, a igualdade e a liberdade de todas as pessoas humanas;

(ii) a ciência, como forma de conhecimento confiável ao lado de outras formas de saberes;

(iii) o diálogo em termos de igualdade com essas outras formas de saberes;

(iv) a tolerância e a compreensão para com as mais diversas formas de manifestação de pensamento e de crença;

(v) a democracia como forma de organização política da sociedade em geral, e da Universidade, em particular”.

(Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022, página 35)

 

O NATS atua em de forma descentralizada e sinergética em eixos temáticos, nos quais os núcleos e grupos de pesquisa realizam projetos em diferentes áreas e condições clínicas:

  • ATS em dispositivos médicos
  • ATS em doenças raras
  • ATS em doenças negligenciadas
  • ATS em medicamentos
  • ATS em doenças crônicas ou incapacitantes

 

Os objetivos do NATS UnB são:

  • Colaborar com o NATS HUB-UnB na elaboração de notas técnicas de revisão rápida, protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas baseadas em evidências;
  • Desenvolver estudos de avaliação tecnológica e economicidade em saúde;
  • Desenvolver novas metodologias e abordagens para o campo de ATS e seus diferentes contextos;
  • Subsidiar os gestores do Sistema Único de Saúde, com evidências científicas em relação à incorporação, monitoramento, atualização ou desfazimento de tecnologias em saúde;
  • Promover a revisão de diretrizes clínicas com enfoque na saúde baseada em evidências visando o uso racional das tecnologias em saúde;
  • Promover a capacitação permanente de profissionais habilitados para a realização de estudos de ATS de baixa, média e alta complexidade, incluindo a elaboração de pareceres técnico-científicos;
  • Articular a participação de estudantes e profissionais de diversas áreas de conhecimento, no desenvolvimento de pesquisas voltadas para o desenvolvimento responsável e o uso racional, efetivo e apropriado das tecnologias em saúde;
  • Estimular o uso racional, efetivo e apropriado das tecnologias em saúde na clínica, nos cuidados domiciliares e na gestão dos serviços de saúde;
  • Promover a integração do NATS-UnB na Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS);
  • Colaborar com os demais NATS e Núcleos de Pesquisa e Evidências em ATS do Distrito Federal, além de Hospitais de Ensino do país para o desenvolvimento de pesquisas, formação de profissionais e difusão do uso racional das tecnologias em saúde.

 

Atividades de disseminação:

Divulgação dos estudos na plataforma da REBRATS, em artigos científicos, reuniões, seminários, simpósios e workshops.

 

Eventos promovidos:

Novembro 2019:

I Workshop de Avaliação em Tecnologias em Saúde

  • Em parceria com o NATS HUB-UnB

 

Parceiros:

NATS HUB-UnB

 

Projetos atuais:

Os projetos atuais podem ser consultados nas páginas dos núcleos e grupos de pesquisa, além dos currículos Lattes dos pesquisadores vinculados ao NATS-UnB.

 

Planos futuros:

O NATS-UnB busca contribuir – dentro das suas possibilidades, limitações e valores institucionais – para a consecução dos seguintes objetivos do Plano Nacional de Saúde 2016-2019 e do Plano Plurianual 2020-2023.

OBJETIVO 01. Ampliar e qualificar o acesso aos serviços de saúde, em tempo adequado, com ênfase na humanização, equidade e no atendimento das necessidades de saúde, aprimorando a política de atenção básica e especializada, ambulatorial e hospitalar.

OBJETIVO 07. Promover a produção e a disseminação do conhecimento científico e tecnológico, análises de situação de saúde, inovação em saúde e a expansão da produção nacional de tecnologias estratégicas para o SUS.

OBJETIVO 10. Promover, para as necessidades do SUS, a formação, a educação permanente, a qualificação, a valorização dos trabalhadores, a desprecarização e a democratização das relações de trabalho.

(Plano Nacional de Saúde 2016-2019)

 

OBJETIVO: 1197 - Promover o empreendedorismo, inovação e tecnologias aplicadas, com aumento do impacto do dispêndio público, amplificando a contribuição para o desenvolvimento sustentável. (Programa 2208 – Tecnologias Aplicadas, Inovação e Desenvolvimento Sustentável)

OBJETIVO: 1237 - Fomentar a formação de pessoal qualificado e a inovação de forma conectada às demandas do setor produtivo e às necessidades da sociedade em um mundo globalizado. (Programa 5013 – Educação Superior – Graduação, Pós-Graduação, Ensino, Pesquisa e Extensão)

OBJETIVO: 1239 - Promover ações que garantam e ampliem o acesso da população a medicamentos e insumos estratégicos, com qualidade, segurança, eficácia, em tempo oportuno, promovendo seu uso racional.

(Programa 5017 – Assistência Farmacêutica no SUS)

 

OBJETIVO: 1229 - Promover a ampliação da oferta de serviços da atenção especializada com vista a ampliação do acesso e redução das desigualdades regionais (Programa 5018 – Atenção Especializada à Saúde)

OBJETIVO: 1182 - Promover a ampliação e a resolutividade das ações e serviços da atenção primária de forma integrada e planejada (Programa 5019 – Atenção Primária à Saúde)

OBJETIVO: 1234 - Fomentar a produção do conhecimento científico, promovendo o acesso da população às tecnologias em saúde de forma equitativa, igualitária, progressiva e sustentável. (Programa 5020 – Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Produtivo em Saúde) OBJETIVO: 1217 - Aperfeiçoar a gestão do SUS visando a garantia do acesso a bens e serviços de saúde equitativos e de qualidade. (Programa 5021 – Gestão e Organização do SUS)

(Plano Plurianual 2020-2023, Anexo I)

 

Especificamente, o NATS-UnB possui em seu planejamento: a organização de eventos com foco no ATS; a capacitação de estudantes e profissionais; a integração dos núcleos em disciplinas de graduação e pós-graduação, projetos e outras ações em ATS; a obtenção de recursos e financiamento de suas atividades por meio de editais de fomento e outras estratégias de geração de valor.

 

Equipe do NATS UnB:

A equipe atual é formada por 17 pesquisadores-doutores, de 11 formações distintas de graduação e 14 formações distintas de doutorado (Quadro 1), distribuídos ao longo dos vários campi da Universidade de Brasília.

 

Núcleo de Evidências em Saúde da UnB – NEV

(FS – Campus Darcy Ribeiro)

  1. Natan Monsores de Sá
  2. Maria Paula do Amaral Zaitune
  3. Mauro Niskier Sanchez

 

Núcleo de Evidências e Tecnologias em Saúde – NETecS

(FCE – Campus Ceilândia)

  1. Rodrigo Luiz Carregaro
  2. Everton Nunes da Silva
  3. Aline Martins de Toledo
  4. Luisiane de Avila Santana
  5. Fernanda Pasinato
  6. Aline Araujo do Carmo
  7. Laiane Medeiros Ribeiro
  8. Laura Davison Mangilli Toni

 

Matemática Aplicada, Gestão, Problemas e Instrumentação de Engenharia – MAGPIE

(FGA – Campus Gama)

  1. Euler de Vilhena Garcia

 

Núcleo de Medicina Tropical - NMT

(FM – Campus Darcy Ribeiro)

  1. Maria Regina Fernandes de Oliveira
  2. Henry Maia Peixoto

 

Laboratório de Engenharia e Biomaterial – BioEngLab

(FGA – Campus Gama)

 

Núcleo de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inovação – NTAAI

(FCE – Campus Ceilândia)

  1. Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa

 

Laboratório de Informática em Saúde – LIS

 

Laboratório de Nanotecnologia – NANOTEC

(FGA – Campus Gama)

 

Laboratório de Engenharia Biomédica – LaB

(FT – Campus Darcy Ribeiro)

  1. Glécia Virgolino da Silva Luz

 

Departamento de Farmácia

(FS – Campus Gama)

  1. Helaine Carneiro Capucho

 

 Quadro 1: Descrição da equipe atual do NATS UnB e seu perfil de formação. As letras correspondem aos pesquisadores listados acima.

 

 

Informações para contato

Decano DPI: Maria Emília Machado Telles Walter

Representante na REBRATS: Euler de Vilhena Garcia

Endereço: Prédio do CDT Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília-DF, CEP 70910-900.

Telefone/Fax: 61 3107-4239

E-mail: dpi@unb.br

Internet: www.dpi.unb.br


Como se tornar membro

Instituições que realizam ATS no Brasil. 

Saiba mais...

Sugestão de pesquisas

Participe! Envie sua sugestão de pesquisa em ATS. 

Saiba mais...

Descomplicando a ATS

Acesse aulas abertas, cursos e workshops gratuitos sobre ATS.

Ferramentas de ATS

coronavirus

Conheça as ferramentas utilizadas.

Mais notícias