Formação e Melhoria da Qualidade da Rede de Atenção à Saúde.

O Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade da Rede de Atenção à Saúde - QualiSUS-Rede é uma proposta de intervenção para apoio à organização de redes regionalizadas de atenção à saúde no Brasil. Trata-se de uma cooperação entre o Banco Mundial e o Ministério da Saúde, que visa somar-se aos esforços permanentes de consolidação do SUS.

Nos últimos anos, houve um salto quantitativo e qualitativo na oferta de tecnologias em saúde para população. Esta nova realidade tem demandado aos gestores de saúde um crescente esforço na formação dos profissionais para gestão de equipamentos médico-assistenciais visando otimizar a utilização dos recursos públicos, bem como ampliar o acesso da população a estes equipamentos.

 A CGATS/DECIT/SCTIE em parceria com o CQIIS/DESID/SE elaborou e implementou um projeto para qualificar a gestão de equipamentos médico-assistenciais composto de duas etapas. Na primeira etapa, foi realizado um diagnóstico situacional da rede, no qual foram identificadas as lacunas referentes à gestão de equipamentos no SUS.

Destacamos que nesta etapa foi identificado que 34% dos estabelecimentos de saúde não possuem programa de gerenciamento de equipamentos. Na segunda etapa, será construído e ofertado um curso de gestão de equipamentos médico-assistenciais na modalidade ensino à distância. O curso será ofertado inicialmente para 485 municípios. Espera-se como resultado dessa intervenção, a qualificação da gestão de equipamentos médico-assistenciais no SUS, atingindo indiretamente cerca de 44 milhões de cidadãos brasileiros.

 


Como se tornar membro

Instituições que realizam ATS no Brasil. 

Saiba mais...

Sugestão de pesquisas

Participe! Envie sua sugestão de pesquisa em ATS. 

Saiba mais...

Descomplicando a ATS

Acesse aulas abertas, cursos e workshops gratuitos sobre ATS.

Ferramentas de ATS

coronavirus

Conheça as ferramentas utilizadas.

Mais notícias