Apresentação

O Grupo de Pesquisa Saúde Pública Baseada em Evidências está vinculado e certificado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e cadastrado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Há duas linhas de pesquisa que norteiam as atividades do grupo: Avaliação de Tecnologias da Saúde, que tem como objetivo é investigar a eficácia e a efetividade das práticas em saúde no contexto nacional e internacional; e Epidemiologia e controle de agravos em saúde pública, com o objetivo de produzir evidência científica em vigilância em Saúde Pública, análise da situação de saúde, identificação de perfis e fatores de risco, e avaliação epidemiológica de serviços.

História e estrutura

O Grupo de Pesquisa Saúde Pública Baseada em Evidências foi criado em 2016. Já apoiou a formação de mestres e hoje conta com 3 pesquisadores e 7 estudantes, e mantém de colaboração com instituições nacionais e internacionais para o desenvolvimento de pesquisas.

Missão

Suportar a oferta de serviços de saúde de qualidade para todos a partir do desenvolvimento de pesquisas éticas e de qualidade, favorecendo a utilização eficaz de recursos públicos.

Como a Instituição trabalha

O Grupo de Pesquisa Saúde Pública Baseada em Evidências se reúne semanalmente nas dependência da UNILA para estudos, discussão de materiais científicos e engajamento em pesquisa. As pesquisas desenvolvidas pela grupo surgem a partir de três demandas:
- Demandas internas do grupo: geradas a partir de discussões internas de observações de situações empíricas de saúde, basicamente em âmbito regional;
- Demandas feitas por gestores: geradas a partir da interação entre os pesquisadores e gestores de saúde, que identificam situações que carecem investigação científica;
- Participação de editais: são avaliadas as características do edital e seu alinhamento com a missão do
grupo de pesquisa antes da proposição do projeto de pesquisa.

Atividades de disseminação

A disseminação dos resultados obtidos pelo Grupo de Pesquisa Saúde Pública Baseada em Evidências ocorre prioritariamente por meio de publicações científicas (artigos) e participação em eventos científicos (palestrantes ou apresentações de trabalhos).

Parceiros

Atualmente, há pesquisas ocorrendo em parceria com Hospital Israelita Albert Einstein, Instituto de Saúde Pública (Noruega) e McMaster University (Canada), além de convênio interinstitucional com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com participação no programa de pós-graduação Saúde Pública Baseada em Evidências.

Projetos atuais (seleção)

- Impacto da decisão compartilhada na escolha e na taxa de continuidade de uso de diferentes tipos de anticoncepcionais por adolescentes e jovens.
- Impacto do fluxo transnacional de pacientes nos atendimentos de alta complexidade em hospital brasileiro de referência em região de fronteira internacional;
- Avaliação dos valores e preferências relacionados à saúde do adulto sobre o consumo de carnes vermelhas não processadas e carnes processadas;
- Direito à assistência medicativa no Brasil. 

Planos futuros

Contribuir para a produção e disseminação de estudos e pesquisas em avaliação de tecnologias de saúde no âmbito do Ministério da Saúde, o que seria favorecido pelo credenciamento junto à REBRATS. A partir do credenciamento almejado, há interesse em se avaliar a possibilidade de colaborar para o cumprimento dos demais objetivos da rede.

Informações para contato

Diretor: Fernando Kenji Nampo (líder do grupo).
Representante na REBRATS: Fernando Kenji Nampo
Endereço: Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000, Jd. Universitário, CEP 85870-650, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil
Telefone: 45 3576 7307 
Fax: 45 3576 7306
Internet: www.spbe.com.br
E-mail: fernando.nampo@unila.edu.br