Apresentação

O Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul/Fundação Universitária de Cardiologia é uma instituição filantrópica e de direito privado sem fins lucrativos que tem sua atuação majoritariamente voltada para pacientes do Sistema Único de Saúde, dedicando-se a promover de forma permanente e inalienável assistência, ensino (níveis técnico, administrativo e acadêmico), pesquisa e inovação científico-tecnológica nas áreas da cardiologia e das doenças cardiovasculares.


História e estrutura (experiência no campo da ATS)

Desde a fundação no ano de 1946, a inovação tem sido uma marca constante do IC-FUC, com reconhecimento nacional e internacional, não só por meio do pioneirismo na implementação de novas evidências e tecnologias na assistência, mas principalmente pelo desenvolvimento de conhecimento científico de alto nível. Pioneiro na região sul do País na realização de cirurgias cardíacas, transplante cardíaco, intervenção coronariana percutânea e tratamento de cardiopatias estruturais por cateter, o IC-FUC autalmente é referência no tratamento das doenças cardiovasculares em adultos e crianças.

No que tange a formação acadêmica, o IC-FUC também foi pioneiro nos programas de pós graduação lato senso (residência médica e multiprofissional em cardiologia) e strito senso (programa de pós graduação em cardiologia clínica e programa de mestrado profissional em processos de pesquisa e inovação em saúde), que hoje estão entre os melhores e mais concorridos do País, servindo de modelo para outras instituições (programa de pós graduação com nota 5 da CAPES). Cabe salientar que esse reconhecimento só foi possível devido a introdução de um processo de inter-relação das estruturas da Instituição (áreas de atendimento e laboratórios) com as linhas de pesquisa (pesquisadores), no qual o aluno (ensino) é incentivado a participar ativamente do atendimento do paciente (assistência) ao mesmo tempo que é introduzido no desenvolvimento de conhecimento (pesquisa). Assim, além do fluxo constante de novos alunos para os programas de pós-graduação, existe uma rede de laboratórios de pesquisa multiusuários (Centro de Cardiologia Experimental, Laboratório de Investigação Clínica, Laboratório de Pesquisa e Inovação em Imagem Cardiovascular e Laboratório de Cardiologia Molecular e Celular) integrados com setores de atividade assistencial (Laboratório de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Laboratório de Eletrofisiologia, Bloco Cirúrgico, Laboratório de Cardiologia Nuclear, Laboratório de Medicina por Imagem e Radiodiagnóstico, Serviço de Reabilitação Cardiopulmonar, Ambulatório, Internação Clínica, Emergência e Centro de Tratamento Intensivo) e com áreas de apoio (Centro de Pesquisa Clínica, Centro de Registros Clínicos, Unidade de Pesquisa e Centro Cultural), que contemplam todas as linhas de pesquisa e pesquisadores do IC-FUC, servindo também a outras Instituições parceiras por meio de convênios de cooperação. Nas áreas de apoio, também são disponibilizados todos recursos humanos necessários para a execução dos projetos, incluindo desde técnicos administrativos a técnicos de laboratórios e profissionais com formação em bioestatística e epidemiologia. No Centro Cultural, são disponibilizados espaços físicos para a realização de reuniões, aulas/seminários, eventos científicos e vídeo-conferências.


Missão

Validar, avaliar, pesquisar e educar sobre os efeitos, qualidade, segurança, desempenho e os custos das tecnologias para a saúde, bem como proceder à avaliação econômica de todas as incorporações ou mudanças a serem aprovadas, inclusive impacto e relação de custo/efetividade.


Como a Instituição trabalha

O IC-FUC é um hospital público e universitário pertencente à rede de hospitais universitários do Ministério da Educação (MEC), com programas próprios de ensino, pesquisa e pós-graduação, estando também vinculado à Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Recentemente, foi formado um Núcleo de Inovação Tecnológica, juntamente com a criação do Programa de Mestrado Profissional de Processos de Pesquisa e Inovação em Saúde que está atuando na integração das diversas atividades e projetos executados por pesquisadores do IC-FUC no âmbito da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS).


Atividades de disseminação

  • Atividades de capacitação para pesquisadores e alunos de pós-graduação em assuntos relacionados à ATS aplicadas ao contexto do SUS.
  • Apresentação do Núcleo de Inovação Tecnológica para pesquisadores e alunos de pós-graduação
  • Eventos promovidos
  • Innovation day
  • Jornada da Pós-Graduação
  • Parceiros
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq - do Ministério de Ciência e Tecnologia CAPES –
  • Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)
  • Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - Pesquisadores de universidades públicas e privadas do Brasil e do Exterior
  • Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde – REBRATS – coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia - DECIT - Coordenação Geral de Avaliação de Tecnologias em Saúde – CGATS – da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos – SCIET – do Ministério da Saúde - Rede NATS/ REBRATS – DECIT &
  • ANVISA / Ministério da Saúde
  • Cluster de Tecnologias para a Saúde do Rio Grande do Sul


Projetos atuais (seleção)

  • Avaliações econômicas, revisões sistemáticas e metanálises nas áreas das doenças cardiovasculares;
  • Desenvolvimento e implementação de protocolos clínico-assistenciais;
  • Desenvolvimentos de produtos e inovação na aplicação de tecnologias na assistência médica


Planos futuros
Está sendo desenvolvido um projeto de criação de um Centro de Inovação Tecnológica.

 

Contatos

Diretor e Representante na Rebrats: Carlos Antonio Mascia Gottschall

Endereço: Av. Princesa Isabel, n 395 – Bairro Santana – Porto Alegre/RS – CEP 90620-001

Telefone: (51)32354154

Site: www.cardiologia.org.br

Email: coordenadora-up@cardiologia.org.br