Apresentação:

A UFCSPA é uma Universidade jovem especializada na área da saúde, a qual completou 10 anos de atividades em 2018, com grande potencial de atingir patamares de excelência em pesquisa pelo comprometimento, colaboração e qualidade do seu corpo docente. Desde sua criação como Faculdade Católica de Medicina na década de 1960 e transformação em Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre em 1980, a Universidade passou de um curso de graduação em Medicina para 16 cursos de graduação na área da saúde. Segundo a última avaliação do INEP, a UFCSPA, no quesito graduação, é a melhor universidade no Rio Grande do Sul e a segunda melhor no país.

História e estrutura

A UFCSPA mantém 16 cursos de graduação a saber Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Gestão em Saúde, Informática Biomédica, Biomedicina Diurno e Noturno, Química Medicinal, Física Médica, Toxicologia, Gastronomia, Tecnologia de Alimentos. Além disso, possui 12 Programas de Pós-Graduação stricto sensu e 64 programas de residência médica, três multiprofissionais e um uniprofissional.

A UFCSPA possui um corpo docente diversificado e qualificado em diferentes classes e áreas da saúde. Exemplo de excelência em educação, a universidade tem em seu quadro profissional 86% de professores mestres e doutores.
A UFCSPA dispõe de infraestrutura de qualidade para atender alunos e satisfazer as necessidades de cada curso. A universidade possui quatro auditórios com diferentes capacidades, sendo o maior destinado a 672 pessoas. Há também uma sala exclusiva para a realização de videoconferência que permite a transmissão e o recebimento em tempo real de aulas e palestras de e para outras locações.
A biblioteca da UFCSPA oferece um acervo com mais de 40 mil exemplares de obras da área de saúde, além de terminais de consulta a portais de pesquisa e salas de estudos com acesso à internet.

Missão

Missão e Visão Institucional definidas pelo Conselho Universitário em 09/10/2014.
Missão Institucional: “Produzir e compartilhar conhecimento e formar profissionais da área das ciências da saúde com princípios humanistas e responsabilidade social”
Visão Institucional: "Ser modelo de instituição de ensino superior e referência nacional na área de ciências da saúde"

Como a Instituição trabalha

A UFCSPA possui um importante e histórica parceria com a Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA), bem como, outros hospitais e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Além disso, como centro de referência em ensino na área da saúde a UFCSPA acolhe profissionais de saúde de diferentes municípios e instituições.

A parceria com a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA) possibilita o caráter translacional das pesquisas desenvolvidas nesta Instituição de Ensino Superior. Como alguns dos produtos dessa parceria podemos citar todas as residências tanto médicas quanto multiprofissionais, bem como, o centro de simulação realístico e recentemente, a criação do Centro de Inovação Tecnológica em Saúde, o qual tem como um de seus objetivos potencializar um ecossistema colaborativo de inovação, através de parcerias com o poder público (Programa Cluster de Tecnologias em Saúde do Governo do Rio Grande do Sul) e universidades estrangeiras, como a Friedrich-Alexander-Universität-Erlangen-Nürenberg, da Alemanha.
A UFCSPA possui um Projeto Institucional de Internacionalização como meio de incentivar a produção de pesquisas de alta qualidade e de impacto social nas diferentes áreas da saúde nos cursos de graduação e de pós-graduação. Além disso, busca dar visibilidade internacional à pesquisa científica realizada em nossa universidade.
Desde 2008, houve um aumento em três vezes no número de Programas de Pós-Graduação, e os programas com mais tempo de atuação se consolidaram, obtendo melhor avaliação no último quadriênio – particularmente os Programas de Patologia e Ciências da Saúde. Comparando os anos de 2008 e 2017, a produção acadêmica da Universidade cresceu 137%.

As disciplinas de Avaliação de Tecnologias em Saúde e de Revisão Sistemática são ofertadas na Pós-Graduação stricto sensu e as disciplinas de Avaliação de Tecnologias em Saúde e Introdução a Farmacoeconomia são ofertadas na graduação.
Nos dias 29 e 30 de outubro irá ocorrer na instituição a palestra "A importância da diretriz clínica na tomada de decisão", ministrada pelo professor Eddy Lang da Universidade de Calgary no Canadá. O docente é pesquisador sênior do Alberta Health Services e membro do grupo de trabalho GRADE (Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation).

Projetos dos membros

Airton Tetelbom Stein está desenvolvendo uma pesquisa para a avaliação da efetividade do detalhamento acadêmico em HIV/AIDS no âmbito da Atenção Primária a Saúde. Também participa de um ensaio clínico randomizado em cluster, para avaliar o aumento do uso de práticas baseadas em evidência para prevenção cardiovascular através de uma estratégia multifacetada.

Eliana Márcia Da Ros Wendland coordena o projeto Avaliação da prevalência do HPV no Brasil. Este estudo tem como objetivo avaliar a prevalência do HPV e tipos no Brasil, avaliando as diferenças regionais e os fatores associados a infeção. Instituir uma linha de base para avaliação da efetivadade da vacnação contra o HPV no Brasil. Além disso, a professora Eliana coordena projetos de elaboração de revisões sistemáticas e metanálises em diferentes áreas, envolvendo a epidemiologia do diabetes e diabetes gestacional, ginecologia, doenças cardiovasculares e odontologia. Desenvolvimento de RS usando estudos observacionais e ECR, com enfoque diagnóstico, preventivo e tratamento.
Carine Raquel Blatt coordena o projeto fatores associados ao não controle da hipertensão arterial sistêmica e efetividade de intervenções individuais e em grupo para a promoção do controle da doença. Também coordena o projeto de Avaliação da assistência ao paciente com tuberculose na Atenção Primária em Saúde.
Rita Catalina Aquino Caregnato coordena o projeto Assistência de enfermagem ao paciente neurológico com derivação ventricular externa: protocolo para qualificação assistencial. Também participa do projeto Integração ensino-serviço: consolidação da sistematização da assistência de enfermagem.
Mara Rubia André Alves de Lima participa de estudo fase II randomizado multicêntrico duplo-cego com grupo-controle com placebo sobre a eficácia e segurança de anti-leucotrieno em adultos com asma persistente.

Luiza Fernandes Milão participa do projeto Positive deviance como método de estímulo na adesão às precauções padrão em unidade de terapia intensiva. Bem como, participou do projeto avaliação das características organizacionais e do desempenho dos serviços de atenção básica de saúde da cidade de canoas: programa de saúde da família x tradicionais.

Otávio Neves da Silva Bittencourt atua em projetos de identificação e mensuração dos custos em saúde.
Mônica Maria Celestina de Oliveira coordena o projeto avaliação da estratégia saúde da família: aplicação do PCATOOL a profissionais e usuários de Sapucaia do Sul – RS. Participou do projeto Validação de um Sistema de Apoio a Decisão Médica para Dispositivos Móveis focado no Manejo da Tuberculose.
Alice de Medeiros Zelmanowicz coordena o Centro de Prevenção da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Alguns artigos publicados pelos membros deste grupo:
ARMANDO, A.; BOZZETI, Mary Clarisse ; ZELMANOWICZ, Alice de Medeiros ; MIGUEL, F. . The epidemiology of cancer in Angola-results from the cancer registry of the national oncology centre of Luanda, Angola. ecancer Medical Journal, v. 9, p. 510, 2016.
BAGATINI, F. ; Blatt, Carine Raquel ; Marasciulo, A.C.E. ; LEITE, S. N. ; FARIAS, M. R. . Estudo de custo-análise do tratamento da artrite reumatoide grave em um município do Sul do Brasil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso), v. 29, p. s81-s91, 2013.
BERRA, SILVINA ; HAUSER, LISIANE ; AUDISIO, YANINA ; MÁNTARAS, JOSÉ ; NICORA, VALERIA ; OLIVEIRA, MÔNICA MARIA CELESTINA DE ; STARFIELD, BARBARA ; HARZHEIM, ERNO . Validez y fiabilidad de la versión argentina del PCAT-AE para evaluar la atención primaria de salud. Revista Panamericana de Salud Pública (Impresa) / Pan American Journal of Public Health (Impresa), v. 33, p. 30-39, 2013.
BITTENCOURT, O. N. S.; VERTER, V. ; YALOVSKY, M. . Daily capacity management for hospitals: a Brazilian case study. INTERNATIONAL JOURNAL OF SERVICES AND OPERATIONS MANAGEMENT (PRINT), v. 27, p. 102-121, 2017.
BITTENCOURT, O. N. S.; VERTER, V. ; YALOVSKY, M. . Hospital capacity management based on the queueing theory. THE INTERNATIONAL JOURNAL OF PRODUCTIVITY AND PERFORMANCE MANAGEMENT, v. 67, p. 224-238, 2018.
FALCETTA, F. S. ; LAWRIE, T. A. ; MEDEIROS, Lidia Rossi ; ROSA, M. I. ; EDELWEISS, Maria Isabel ; STEIN, Airton Tetelbon ; ZELMANOWICZ, ALICE ; MORAES, A. B. ; ZANINI, R. R.

; ROSA, Daniela Dorneles . Laparoscopy versus laparotomy for FIGO stage I ovarian cancer.. Cochrane Database of Systematic Reviews (Online), v. 10, p. CD005344, 2016.
KOPS, N. L. ; BESSEL, M. ; CALEFFI, M. ; RIBEIRO, R. A. ; WENDLAND, E. M. . Body weight and breast cancer: nested case-control study in Southern Brazil. Clinical Breast Cancer, v. x, p. x, 2018.
LAWRIE, T.A. ; MEDEIROS, L. R. ; ROSA, D. D. ; DA ROSA, MARIA INÊS ; EDELWEISS, MARIA I. ; STEIN, A. T. ; ZELMANOWICZ, ALICE DE MEDEIROS ; ETHUR, A.B. ; ZANINI, R.R. . Laparoscopy versus laparotomy for FIGO stage I ovarian cancer. Cochrane Database of Systematic Reviews (Online), v. 2, p. CD005344, 2013.
MADI, JOSE MAURO ; BRAGA, A. ; PAGANELLA, MACHLINE PAIM ; LITVIN, ISNARD ELMAN ; WENDLAND, E. M. . Accuracy of p57KIP2 compared with genotyping to diagnose complete hydatidiform mole: a systematic review and meta-analysis. BJOG-AN INTERNATIONAL JOURNAL OF OBSTETRICS AND GYNAECOLOGY, v. x, p. x, 2018.
MIGOWSKI A; STEIN AT; FERREIRA, C.B.T. ; FERREIRA, D.MTP. ; NADANOVSKY, P. Guidelines for early detection of breast cancer in Brazil - I - Development methods. Cadernos de Saúde Pública (Online), v. 34, p. eoo116317, 2018.
OLIVEIRA, MÔNICA MARIA CELESTINA DE; HARZHEIM, ERNO ; RIBOLDI, JOÃO ; DUNCAN, BRUCE BARTHOLOW . PCATool-ADULTO-BRASIL: uma versão reduzida. Revista Brasileira de Medicina de Familia e Comunidade, v. 8, p. 256-263, 2013.
PAIM, L. F. N. A. ; BLATT, C. R. ; SACCANI, G. ; GUERREIR, I. C. K. . Qual é o custo da prescrição pelo nome de marca na judicialização do acesso aos medicamentos?. CADERNOS SAÚDE COLETIVA (UFRJ), v. 25, p. 201-209, 2017.
PAUTASSO, F. F. ; ZELMANOWICZ, A. M. ; FLORES, C. D. ; CAREGNATO, RCA . Atuação do Nurse Navigator: revisão integrativa. REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM, v. 39, p. 1-10, 2018.
PAUTASSO, F. F. ; ZELMANOWICZ, Alice de Medeiros ; FLORES, C. D. ; CAREGNATO, R. C. A. . Atuação do Nurse Navigator: revisão integrativa. REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM, v. 39, p. 2018;39, 2018.
PRATES, Cassiana Gil ; STADNIK, C. M. B. ; BAGATINI, A. ; CAREGNATO, RCA ; MOURA, G. M. S. S. . Comparação das taxas de infecção cirúrgica após implantação do checklist de segurança. ACTA PAUL DE ENFERM, v. 31, p. 116-22, 2018.
REYER, JULIANA ZENI ; WENDLAND, ELIANA MARCIA ; KOPS, NATÁLIA LUIZA ; CALEFFI, MAIRA ; HAMMES, LUCIANO SERPA . Assessment of potential risk factors for breast cancer in a population in Southern Brazil. BREAST CANCER RESEARCH AND TREATMENT, v. x, p. x, 2018.
SOUSA, DEISE MARIA DO NASCIMENTO; CHAGAS, ANA CAROLINA MARIA ARAÚJO ; VASCONCELOS, CAMILA TEIXEIRA MOREIRA.STEIN, AIRTON TETELBOM ; ORIÁ,

MÔNICA OLIVEIRA BATISTA . Development of a clinical protocol for detection of cervical cancer precursor lesions. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 26, p. 1-9, 2018.
THOMAZ, ERIKA BARBARA ABREU FONSECA ; ALVES, CLÁUDIA MARIA COELHO ; GOMES E SILVA, LUCIANA FREITAS ; RIBEIRO DE ALMEIDA, CECÍLIA CLÁUDIA COSTA ; SOARES DE BRITTO E ALVES, MARIA TERESA SEABRA ; HILGERT, JULIANA BALBINOT ; DA ROS WENDLAND, ELIANA MARCIA . Breastfeeding Versus Bottle Feeding on Malocclusion in Children: A Meta-Analysis Study. JOURNAL OF HUMAN LACTATION, v. 1, p. 089033441875568, 2018.
VARGAS-PELAEZ, C. M. ; SOARES, L. ; ROVER, M. R. M. ; Blatt, Carine Raquel ; MANTEL-TEEUWISSEB, A. ; BUENAVENTURA, F. A. R. ; RESTREPO, L. G. ; LATORRE, M. C. ; LOPEZ, J. J. ; BURGIN, M. T. ; SILVA, C. ; LEITE, S. N. ; FARIAS, M. R. . Towards a theoretical model on medicines as a health need. Social Science & Medicine (1982), v. 178, p. 167-174, 2017.
WENDLAND, ELIANA MARCIA; CAIERÃO, JULIANA ; DOMINGUES, CARLA ; MARANHÃO, ANA GORETTI KALUME ; DE SOUZA, FLÁVIA MORENO ALVES ; HAMMES, LUCIANO SERPA ; Falavigna, Maicon ; HILGERT, JULIANA BALBINOT ; HUGO, FERNANDO NEVES ; BESSEL, MARINA ; VILLA, LUISA LINA ; BENZAKEN, ADELE SCHWARTZ . POP-Brazil study protocol: a nationwide cross-sectional evaluation of the prevalence and genotype distribution of human papillomavirus (HPV) in Brazil. BMJ Open, v. 8, p. e021170, 2018.

 

Planos futuros

A universidade possui uma equipe multiprofissional de pesquisadores e que fazem parte de um grupo de pesquisa denominado Grupo de Pesquisa em Epidemiologia e Avaliação de Tecnologias em Saúde (GEPEATS).

A expectativa de impacto da vinculação da instituição com a REBRATS é auxiliar no desenvolvimento de um ecossistema de avaliação de tecnologias na região sul do Brasil, formar pesquisadores de excelência, implantar a cultura da saúde baseada em evidência na instituição, com o intuito de melhorar a qualidade da produção científica e tecnológica com base nas necessidades da sociedade.
O NATS da UFCSPA irá auxiliar a formação de docentes e pesquisadores de excelência inseridos em um contexto nacional e internacional, capazes de provocar um impacto social positivo e sustentável nas políticas públicas regionais e nacional.
No projeto de internacionalização da UFCSPA uma das linhas é saúde global e implementação de diretrizes clínicas.

Dados dos membros

 

Airton Tetelbom Stein  É bolsista de produtividade do CNPq. Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1981), residência em medicina de família e comunidade pela SES do Rio Grande do Sul, mestrado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Community Health For Developing Countries - London School Of Hygiene and Tropical Medicine (1990) e doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Ufcspa, Professor Titular de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Conselheiro do CREMERS. É coordenador do Grupo de Trabalho de Métodos da Rebrats. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia de doenças crônicas, atenção primária à saúde, avaliação de serviço de saúde, medicina baseada em evidências e implementação de diretrizes clínicas. Realizou pós-doutorado no Grupo da Cochrane na Universidade de Oxford e na Universidade de Oslo, no período de Fevereiro a Julho de 2016, com bolsa do CNPq.

http://lattes.cnpq.br/2762761928704612


Eliana Márcia Da Ros Wendland  Graduada em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em (1996), residência em ginecologia e obstetrícia no Grupo Hospital Conceição ? Hospital Femina (2001); mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Concluiu o doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2007. Fez doutorado sanduíche na Louisiana State University - Pennington Biomedical Research Center durante o ano de 2006, aprimorando-se no estudo de métodos utilizados para pesquisa em obesidade. Foi Research Fellow da University of Oxford -UK - Department of Primary Health Care em 2003, tendo a oportunidade de interagir com nomes importantes da medicina embasada em evidência e metanálise. Fez pós-doutorado em epidemiologia na Universidade Federal do rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta do departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Suas áreas de interesse em pesquisa são a epidemiologia do diabetes gestacional, epidemiologia da obesidade, epidemiologia em ginecologia e obstetrícia, epidemiologia ambiental e revisão sistemática e metanálise.

http://lattes.cnpq.br/4100390278762838

Carine Raquel Blatt Possui graduação em Farmácia (2002), Especialização Multiprofissional em Saúde da Família (2003), Mestrado (2005) e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Farmácia da Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Além disso, possui Especialização em Avaliação de Novas Tecnologias em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Professora Adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tutora da Residência Integrada em Saúde - Ênfase em Intensivismo (UFCSPA / IMSCPA). Professora do Programa de Pós Graduação em Hepatologia e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem - Mestrado Profissional. Colaboradora no Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família. Coordenadora do Projeto de Extensão Sig de Cuidados Farmacêuticos. Com atuação profissional na área de Farmácia Clínica, Assistência e Atenção Farmacêutica. Atuando especialmente nos seguintes temas: cuidados farmacêuticos, farmacoeconomia, Hepatite C, Hepatite Medicamentosa, Hipertensão Arterial.

http://lattes.cnpq.br/4746842392238066


Rita Catalina Aquino Caregnato Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2008), Mestre em Enfermagem pela UFRGS (2002), Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (1993), Especialista em Administração Hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNISINOS (1983) e Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (1981). Professora Adjunta III da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) participa como professora permanente em dois Programas de Mestrados Profissionais: 1) Ensino na Saúde; e 2) Enfermagem. Atua também como professora e tutora da Residência Multiprofissional em Saúde (REMIS) no Programa de Terapia Intensiva, da UFCSPA/ISCMPA e na Graduação de Enfermagem. Pesquisadora, Membro do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da UFCSPA, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa da Práxis de Enfermagem (GEPPEN) e Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância no Ensino das Áreas da Saúde, ambos da UFCSPA. Vice-coordenadora da COREMU UFCSPA/ISCMPA. Atuou como enfermeira assistencial na área hospitalar por 22 anos. Tem experiência nas áreas de Clínico-Cirúrgica, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Controle e Prevenção de Infecção Hospitalar (CIH), Centro Cirúrgico (CC), Centro de Materiais e Esterilização (CME), Segurança do paciente e Ensino na saúde. Pesquisa desenvolvidas na área da: enfermagem, educação, centro cirúrgico, segurança do paciente, controle e prevenção de infecção e adulto crítico.

http://lattes.cnpq.br/5672094236990422


Mara Rubia André Alves de Lima Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande (1981), residência-médica em Medicina Interna/Pneumologia pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1984), mestrado em Medicina - Pneumologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Research Fellowship no Respiratory Special Procedures Laboratory of the Tri-Hospital (Mount Sinai, Queen Elizabeth and Toronto General Hospital, University of Toronto, Canada - 1992 e 1993), Clinical Fellowship no Asthma Centre, Western Division of the Toronto General Hospital, University of Toronto, Canada (1992 e 1993); doutorado em Medicina: Pneumologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Especialização em Curso de Especialização em Mídias na Educação pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação MEC/UFRGS(2011) e Curso de Mídias Integradas na Educação pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação MEC/UFRGS(2007). Atualmente é Professora Adjunta da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), responsável pela Disciplina de Pneumologia (UFCSPA), Membro do Comitê de Internacionalização (UFCSPA), professora da UFCSPA participante do serviço voluntário das Operações do Projeto Rondon do Ministério da Defesa. Membro de corpo editorial da Prática Hospitalar (Impresso), Revisora de periódico da Revista AMRIGS. Tem experiência como Principal Investigator em pesquisas clínicas internacionais multicêntricas aprovadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA, (1997 a 2005). Tem experiência com Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e como médica, com ênfase em Clínica Médica e Pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Asma, DPOC, Tosse Crônica, Doenças Infecciosas de Vias Aéreas Inferiores e Superiores.

http://lattes.cnpq.br/3038797358101841

Luiza Fernandes Milão É graduada em Enfermagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981) e doutorado em Psicologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca (1999). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre(UFCSPA).Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde Area de Concentração Terapia Intensiva da UFCSPA-ISCMPA. Docente do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da UFCSPA. Avaliadora do SINAIS como colaborador do Instituto Nacional de Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Texeira.Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos de enfermagem,formação em saúde, residencia multiprofissional,educação permanente.

http://lattes.cnpq.br/3464822836204675

Otávio Neves da Silva Bittencourt Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), doutorado em Engenharia da Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e pós-doutorado em Administração na McGill University, Canadá (2010). Professor adjunto da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre na área de administração. Possui experiência em administração e docência, com ênfase em administração hospitalar, planejamento estratégico, gestão de custos e gestão de operações de serviços. http://lattes.cnpq.br/4198078569299489

Mônica Maria Celestina de Oliveira  Graduada em Estatística pela Universidade Federal da Bahia (2002), especialista em Educação com ênfase em tecnologias da informação e comunicação (TIC's) pela Universidade do Estado da Bahia (2005) com mestrado e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007 / 2013). Professora adjunta do Departamento de Saúde Coletiva-UFCSPA, atuando como chefe do departamento até março de 2016. Atualmente coordeno o Núcleo de Apoio ao Pesquisador do Escritório de Projetos-UFCSPA e o Bacharelado em Gestão em Saúde na mesma instituição. Sou colaboradora do programa UNA-SUS/UFCSPA, professora permanente dos Programas de Pós-Graduação: Psicologia e Saúde, ProfSaúde - Mestrado Profissional em Saúde da Família e do Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde. Atuo nas áreas de Bioestatística, Epidemiologia e Metodologia Científica, pesquisando os seguintes temas: Avaliações de Serviços de Saúde, Validação de Instrumentos, Atenção Primária à Saúde, Engajamento Profissional, Planejamento em Saúde e Tecnologias em saúde. http://lattes.cnpq.br/0054153725587996

Alice de Medeiros Zelmanowicz Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), residência médica em Medicina Interna e Oncologia Clínica, mestrado em Medicina: Ciências Médicas (1999) e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). É professora adjunto da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. É médica da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre , onde atua como epidemiologista, coordenando o Centro de Prevenção de Câncer. Coordena desde 2013 a Unidade de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças desta Instituição. Atua também como médica oncologista na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e no Hospital Moinhos de Vento. Tem experiência na área de Medicina e Epidemiologia, com ênfase em Cancerologia, atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção de câncer, fatores de risco de doenças crônico-degenerativas e intervenções preventivas no nível básico de atenção à saúde.

http://lattes.cnpq.br/4850850885556520

Informações para contato


Diretor: Airton Tetelbom Stein
Representante na REBRATS: Airton Tetelbom Stein
Endereço: Rua Sarmento Leite, 245
Telefone: 51 33038835
Email: astein@ufcspa.edu.br