Consulta Pública na Avaliação de Tecnologias em Saúde é tema do WebRebrats de abril
- Publicado: 17 Abril 2025
Webinário é on-line, gratuito e não necessita de inscrição prévia
A Rebrats promove, no dia 24 de abril, das 15h às 17h, mais uma edição do WebRebrats, que terá como tema Consulta Pública na Avalição de Tecnologias em Saúde. O evento contará com a participação de Andrija Oliveira (CITEC/DGITS/SECTICS/MS), Fernanda Magalhães (Prospectiva Public Affairs), Verônica Stasiak (Instituto Unidos Pela Vida) e terá mediação de Fotini Toscas, pesquisadora do Instituto de Saúde. A transmissão será ao vivo via Microsoft Teams, gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.
Essa edição abordará a consulta pública enquanto etapa essencial no processo de ATS, especialmente em instituições como a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Essa ferramenta de participação social permite que a sociedade civil, profissionais de saúde e pacientes contribuam com evidências, experiências e posicionamentos sobre a incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias na rede pública de saúde.
O debate contará com autores de artigos e estudos de caso publicados na edição especial do Boletim do Instituto de Saúde. Intitulada “Participação Social na Avaliação de Tecnologias em Saúde: Acesso e Democracia”, a publicação reúne artigos, entrevistas, ensaios e estudos de caso que ressaltam o papel da sociedade civil na formulação de políticas públicas de saúde, além de apresentar experiências bem-sucedidas de diferentes regiões do país.
Acesse a publicação na íntegra aqui.
O WebRebrats é um webinário mensal promovido pela Rede para discutir temas contemporâneos e relevantes no campo da ATS. O objetivo é estimular o debate entre os membros da Rebrats e outros interessados, contribuindo para o avanço da ATS no Brasil.
Acesse as edições anteriores aqui.
Conheça os palestrantes:
Fotini Santos Toscas – Instituto de Saúde (moderadora)
Servidora Pública da carreira de Pesquisador Científico, coordenadora do Núcleo de Análise e Projeto de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Instituto de Saúde/SP. Membro titular no Comitê de Produtos e Procedimentos da Conitec. Convidada especialista da Câmara Técnica de Tecnovigilância da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Convidada especialista na Subcomissão de Produtos e Procedimentos do Ministério da Saúde. Docente da disciplina Avaliação de Tecnologias em Saúde e da disciplina Inovação Tecnológica da Pós-Graduação em Saúde Coletiva SES/SP. Doutora em Radiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) no tema de Avaliação e Incorporação de dispositivos médicos no SUS.
Andrija Oliveira Almeida- CITEC/DGITS/SECTIS/MS (palestrante)
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Direito pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL), doutoranda em Ciências Sociais (FFCH-UFBA), mestre em Saúde Comunitária (ISC/UFBA), especialista em Metodologia da Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação pela UNEB. Atualmente, é consultora técnica do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS/SECTICS/MS) com atuação na Equipe de Participação Social da Coordenação de Incorporação de Tecnologias (Citec), é pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Crime e Sociedade (FFCH-UFBA) e docente do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (UFBA). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Sociologia do Direito, Metodologia da Pesquisa Social, Pesquisa Qualitativa em Saúde, Pesquisa Empírica em Direito e Educação e Comunicação em Saúde. No campo da Avaliação de Tecnologias em Saúde, tem trabalhado com questões relacionadas à participação social e à análise qualitativa de contribuições recebidas em consultas públicas da Conitec.
Fernanda Magalhães - Prospectiva Public Affairs (palestrante)
Especialista em políticas públicas, acesso em saúde e relações governamentais, com a passagens no setor privado, público e terceiro setor. Atuou como assessora de gabinete na Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo durante a pandemia e desempenhou papéis de liderança em advocacy no terceiro setor e estratégia de campanhas eleitorais. É formada em Relações Internacionais pela Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas pelo Insper. Atualmente é Coordenadora de Acesso a Mercados na Prospectiva Public Affairs.
Verônica Stasiak Bednarczuk - Instituto Unidos Pela Vida (palestrante)
Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Ciências Farmacêuticas com ênfase em Avaliação de Tecnologias da Saúde, com foco de pesquisa em Participação Social em ATS, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem MBA em Políticas Públicas e Direitos Sociais e Especialização em Psicologia Comportamental e Cognitiva. É fundadora e diretora do Instituto Unidos pela Vida, organização social que atua em todo Brasil no contexto da fibrose cística e outras doenças raras e respiratórias. É palestrante, pesquisadora e consultora pela Supera Consultoria de Projetos Estratégicos, ATS e Pesquisa em Saúde, e membro de organizações como o Grupo Brasileiro de Estudos em Fibrose Cística (GBEFC), The Professional Society for Health Economics and Outcomes Research (ISPOR) e Health Technology Assessment International (HTAi).
Serviço:
WebRebrats – Consulta Pública na Avaliação de Tecnologias em Saúde
Data: 24 de abril de 2025 (quinta-feira)
Horário: 15h às 17h (horário de Brasília).
Link para acesso.