Encontro ocorre nos dias 20, 21, 28 e 29 de maio na sede da Fiocruz, em Brasília (DF)

Profissionais que atuam no Ministério da Saúde (MS) participam da oficina para elaboração de Pareceres Técnico-Científicos (PTC) realizada nos dias 20, 21, 28 e 29 de maio na sede da Fiocruz, em Brasília (DF). Ministrada pela doutora em Medicina Interna e Terapêutica pela Universidade Federal de São Paulo, Erika Camargo, a proposta é capacitar profissionais na elaboração desses documentos para que tenham condições de avaliar e interpretar criticamente evidências científicas, embasando o suporte a decisões e políticas de saúde com informações sólidas e atualizadas. "Essa é uma oficina em que trabalhamos com a mão na massa, ou seja, hands-on. Os participantes terminarão a oficina com o protocolo pronto e inserido na Open Science Framework, e os alunos que tiverem interesse de finalizar o PTC vão receber orientação online sob a supervisão de um professor e um tutor-professor", explicou. "E esse parecer técnico-científico será publicado em uma revista científica, caso haja interesse", concluiu Érika.

Participam da oficina integrantes da SECTICS, SAES, SVSA e SAPS. Além dos colaboradores do MS, há a participação de profissionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Com o total de 16 horas, a oficina está sendo ministrada somente na modalidade presencial - das 8h30 às 12h.

Erika Camargo tem ainda mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, é especialista em Atividades de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), desde 2003, epidemiologista e especialista em Saúde Coletiva, e atualmente trabalha como docente na Universidade do Distrito Federal. Ela também é pesquisadora colaboradora e professora permanente da Fiocruz/Brasília.

Confira o conteúdo programático:

  • Saúde Baseada em Evidência: Conceitos principais em Avaliação Tecnologia em Saúde (ATS); Conceitos de Saúde Baseada em Evidência (SBE); Elaboração da pergunta de pesquisa; Buscas estruturadas na literatura em bases de dados; Gerenciadores de referências.
  • Síntese de evidências: seleção de evidência que responde à pergunta e elaboração de tabela de extração de dados, elaboração de protocolo de pesquisa e inserção na plataforma OSF. (Utilização do RAYYAN para a seleção de evidência leitura de título e resumo; elaboração fluxograma PRISMA; elaboração de tabela de extração de dados; Elaboração de protocolo de pesquisa).
  • Avaliação da qualidade da evidência (revisão sistemática, estudos de ensaio clínico randomizados e cortes): Introdução sobre avaliação da qualidade da evidência; ferramentas para avaliar a qualidade de ensaios clínicos; ferramentas para avaliar a qualidade de revisões sistemáticas.
  • Síntese de resultados.