Conferência online é gratuita e não necessita de inscrição prévia

A Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) realiza na próxima sexta-feira (19), das 15h às 17h, mais uma edição do WebRebrats. O tema é Saúde Planetária: pensando na crise climática e seu impacto na saúde. A conversa contará com a mediação da jornalista Secretaria-Executiva da Rebrats, Marina Fauth. Foram convidados para esta edição o Professor Titular de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Airton Stein, a professora da Universidade Feevale e da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Enrique Falceto, a professora da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG), Raquel Santiago, e a professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Tatiana Souza.

Na ocasião, Airton debaterá acerca da crise climática e seu impacto na saúde, abordando os riscos associados às mudanças climáticas, Enrique compartilhará a importância do Grupo Lancet Countdown na conscientização sobre os impactos da mudança climática na saúde global, enquanto Raquel e Tatiana abordarão a construção do último relatório do Grupo Lancet Countdown na conscientização sobre os impactos da mudança climática na saúde global.

Para participar, clique aqui.

O WebRebrats é um webinário mensal que aborda temas pertinentes à área de ATS. A iniciativa busca fomentar o debate entre os membros da Rede e contribuir para seu desenvolvimento. A conferência on-line é gratuita e não necessita de inscrição prévia.

Para acessar o material complementar, clique aqui.

Conheça os palestrantes:

  • Marina Fauth - Moderadora
    Jornalista da Coordenação-Geral de Gestão Estratégica de Tecnologias em Saúde do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde (CGGTS/DGITS/SECTICS/MS), tem experiência em coordenação de equipes, gestão de projetos, assessoria de imprensa, ancoragem, edição e produção de conteúdo em geral. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, com atualização em Comunicação em Saúde pela Fiocruz.
  • Airton Tetelbom Stein - Palestrante
    Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, residência em medicina de família e comunidade pela SES do Rio Grande do Sul, mestrado em Medicina: Ciências Médicas pela UFRGS, mestrado em Community Health For Developing Countries - London School Of Hygiene and Tropical Medicine e doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela UFRGS. Exerceu a atividade de Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFCSPA entre 2017 e 2019, Atualmente é Assessor de Internacionalização e Professor Titular de Saúde Coletiva da UFCSPA. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia de doenças crônicas, atenção primária à saúde, avaliação de serviço de saúde, medicina baseada em evidências e implementação de diretrizes clínicas. Realizou pós-doutorado no Grupo da Cochrane na Universidade de Oxford e na Norwegian Institute of Public Health, no período de Fevereiro a Julho de 2016, com bolsa do CNPq. Editor associado da Revista Brasileira de Epidemiologia e da Revista Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Clinical Biomedical Research.
  • Enrique Falceto de Barros
    Médico da Família e Comunidade na Clínica da Família Teewald (ESF/SUS), numa comunidade rural em Santa Maria do Herval, Brasil. Professor da Universidade FEEVALE. Past-Chair, and current Innovations & Health Equity Manager do Working Party on the Environment da World Organization of Family Doctors (WONCA). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na UFRGS. Co-criador do curso de Saúde Planetária do TelessaúdeRS/UFRGS. Membro do Grupo de Estudos de Saúde Planetária do Instituto de Estudos Avançados da Universidade São Paulo (IEA/USP). Membro do Clinicians for Planetary Health (C4PH) da Planetary Health Alliance em Harvard. Conselheiro da Health and Harmony. Coordenou o The Lancet Countdown Policy Brief on Climate Change and Health for Brazilian Stakeholders em 2018, 2019, 2021 e 2023. Revisor da Revista Brasileira de Medicina de Família, Journal of Rural and Remote Health, British Medical Journal e Journal of Family Practice. Revisor e Consultor sobre treinamento em poluição do ar para a Organização Mundial de Saúde. Colaborador do Projeto PlanetAr FIOCRUZ.
  • Raquel de Andrade Cardoso Santiago
    Graduada em Nutrição pela UFG e em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP) , Doutora em Saúde Pública pela USP e Pós Doutora em Ciencia dos Alimentos pela Universidade de Londrina. Atualmente é professora Associada nível IV da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (FANUT- UFG). Coordena projetos em Alimentos, Biodiversidade, e Saúde Humana. Coordena o Centro de Ciência Culinárias da FANUT - UFG. Tem experiência nas áreas Dietética, Ciência Culinária, Ciência dos Alimentos, Desenvolvimento de produtos, Biodiversidade Brasileira, Uso de subprodutos para Alimentação e Nutrição. Atualmente coordena o Hub Latino-americano de Saúde Planetária, é membro do Saúde Planetária Brasil (IEA/USP). Membro da Planetary Health Alliance, Membro do LatinFoods, Membro da equipe do Lancet Countdown for Climate Change - Latinamerica e do Brasil.
  • Tatiana Souza de Camargo
    Bióloga, Professora Adjunta do Departamento de Ensino e Currículo, da Faculdade de Educação, e Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, ambos vinculados à UFRGS. Nos últimos anos, tem desenvolvido pesquisas etnográficas na área de Estudos Culturais da Ciência e Educação, com ênfase nos temas relacionados à produção social do Corpo, Educação do Campo, gênero e sustentabilidade socioambiental, Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade, Educação em Ciências, etnobotânica, Educação em Saúde e políticas de promoção de saúde. Integra o Grupo de Estudos em Saúde Planetária, do Instituto de Estudos Avançados da USP, no âmbito do qual participa da Equipe de Coordenação do Programa de Embaixadores de Saúde Planetária. Desde o segundo semestre de 2021 é Education Fellow da Planetary Health Alliance, Universidade Harvard.

Serviço:
WebRebrats - Saúde Planetária
Data: 19 de janeiro (sexta-feira)
Horário: 15h às 17h (horário de Brasília).
Link para acesso aqui