A edição aborda um dos eixos do IV Congresso da Rebrats, realizado em outubro na capital federal

A Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) realiza nesta sexta-feira (24) mais uma edição do WebRebrats. O tema abordado será Equidade e Acesso, um dos eixos que integraram a programação do IV Congresso da Rebrats, realizado entre os dias 16 e 20 de outubro, em Brasília (DF). A conversa abordará aspectos em destaque nos trabalhos premiados, e conhecidos durante as apresentações orais do eixo em questão, conforme o cronograma abaixo. Foram convidados para falar sobre o tema Vinicius Ramos (IMREA-HCFMUSP), Marília Mastrocolla (NATS/HCFMB) e Miriam Zago (INCT/CNPq). A mediação será feita pela técnica responsável pelas ações de participação social no âmbito da Coordenação de Incorporação de Tecnologias do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (CITEC/DGITS/SECTICS/MS), Clarice Portugal.

O WebRebrats é um webinário mensal que aborda temas pertinentes à área de ATS. A iniciativa busca fomentar o debate entre os membros da Rede e contribuir para seu desenvolvimento. A conferência online é gratuita e não necessita de inscrição prévia.

Confira os trabalhos premiados no eixo Equidade e Acesso:

1º lugar "Equidade do acesso a produtos assistivos pelos pacientes dos serviços especializados em reabilitação no município de São Paulo, Brasil", de autoria de Vinicius Delgado Ramos.

 

2º lugar “Estruturas para sintetizar evidências qualitativas em processos de Avaliação De Tecnologias Em Saúde: Uma revisão de escopo", de autoria de Marilia Mastrocolla de Almeida Cardoso

 

3º lugar "Impacto do deslocamento dos pacientes no acesso e desfechos de procedimentos de alta complexidade em cardiologia no SUS: uma análise de dados de mundo real", de autoria de Miriam Allein Zago Marcolino

 

Conheça os convidados desta próxima edição:

Vinicius Delgado Ramos

Bacharel em Relações Internacionais e doutor em Saúde Global e Sustentabilidade. Atua nas áreas de Cooperação Internacional, Apoio à Pesquisa e à Inovação, Avaliação de Tecnologias em Saúde e faz parte do Centro Colaborador da OPAS/OMS para Reabilitação e Tecnologia Assistiva do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Antes disso, foi membro da Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Marilia Mastrocolla de Almeida Cardoso (Palestrante)

Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Mestrado em Ciências pela Faculdade de Ciências e Letras - Psicologia - USP (2002). Doutorado em Cuidados em saúde - Escola de Enfermagem - USP (2010). Pós-doutorado pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, - Área Medicina Baseada em Evidência (2017). Pós-doutorado pelo Programa de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu - área Avaliação de Tecnologia em Saúde em parceira com professor Lehana Thabane da McMaster University. Auxiliar de Pesquisa do Departamento de Gestão de Atividade Acadêmica do HCFMB. Vice coordenadora e metodologista do Núcleo de Avaliação de Tecnologia em Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu. Membro e treinadora do Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Informado por Evidências: Centro de Excelência do JBI Brasil da Escola de Enfermagem da USP (EEUSP). Membro do Grupo de Pesquisa em Álcool e outras Drogas (GEAD) - EEUSP. Experiência profissional e de pesquisa em Avaliação de Tecnologia em Saúde (parecer técnico científico, nota técnica, diretriz clínica), estudos primários em saúde mental e uso de álcool e outras drogas, síntese de evidências qualitativas e revisão de escopo.

Miriam Allein Zago Marcoino (Palestrante)

Fisioterapeuta, mestra em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), aluna de doutorado em Epidemiologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para ATS (INCT/CNPq). Possui experiência em pesquisa, especialmente na elaboração e condução de revisões sistemáticas, metanálises, análises de dados administrativos e avaliações econômicas em saúde. As áreas de interesse incluem síntese de evidências, avaliação de tecnologias em saúde, análise de dados de mundo real e inovações tecnológicas voltadas ao apoio à tomada de decisão em saúde.

Clarice Moreira Portugal (Moderadora)

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Informação e Comunicação pela Fundação Oswaldo Cruz (PPGICS/ICICT/Fiocruz), doutorado em Saúde Coletiva pela UFBA (PPGSC/ISC/UFBA). Atualmente integra a equipe responsável pelas ações de participação social no âmbito da CITEC (DGITS).

SERVIÇO

WebRebrats – Equidade e Acesso

Data: sexta-feira (24)

Horário: 15h às 17h (horário de Brasília)

Link para acesso aqui