Capacitação tem como proposta fomentar o desenvolvimento da Avaliação de Tecnologias em Saúde na região Norte e Nordeste

Entre as estratégias da Secretaria-Executiva da Rebrats está a diminuição das desigualdades entre os Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) distribuídos entre as regiões do Brasil. Nesse sentido, no último dia 28 (sábado), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Ministério da Saúde abriram o Curso de Especialização em Avaliação de Tecnologias em Saúde. A capacitação é destinada, prioritariamente, aos profissionais das regiões norte e nordeste, que atuam no SUS.

O curso integra uma série de ações que vem sendo implementadas após a categorização dos NATS da rede e é fruto da parceria entre o Departamento do Medicamento da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (DGITS/SECTICS) do Ministério da Saúde (MS).

A proposta é nivelar as competências dos NATS da rede, para elaboração de estudos, como síntese de evidências, avaliações econômicas e elaboração de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas. Espera-se, com o avanço do curso, que profissionais e NATS das regiões Norte e Nordeste possam ampliar a produção científica na área de ATS, além de estimular a integração dos NATS enquanto Rede.

Estiveram presentes na solenidade de abertura do curso a Coordenação-Geral de Gestão Estratégica de Tecnologias em Saúde (CGGTS), Ávila Vidal, o Diretor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, Professor Luis Eugênio Portela, o Coordenador do Curso e Professor Associado da Faculdade de Farmácia, Professor Lindemberg Assunção, a Vice-Diretora da Faculdade de Farmácia da UFBA, Professora Márcia Aquino, e a Chefe do Departamento do Medicamento, Professora Regina Santos. “Para nós, como Secretaria-Executiva da Rebrats é fundamental fomentar capacitações como essa, um curso de especialização na região Nordeste, principalmente para que a gente alcance pessoas e instituições dessa região. ”, ressaltou Ávila Vidal.

A capacitação será realizada na modalidade de ensino à distância (EAD), com apenas um encontro presencial, e terá duração de até 25 meses. A destinação das vagas foi para profissionais nas seguintes áreas de formação: Saúde, Economia, Direito, Engenharia, Gestão e Administração, preferencialmente, atuantes em Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS), Comissões de Farmácia e Terapêutica, Secretarias de Saúde, Centros de pesquisa e Universidades Públicas.