Evento se estende até esta sexta-feira (20) com programação científica e apresentação de trabalhos submetidos e aprovados para esta edição.

"Esse não é apenas mais um evento. Ele nos ajuda a repensar uma nova agenda de país." A declaração é do secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (SECTICS/MS), Carlos Gadelha, na abertura do IV Congresso da Rebrats - O papel da ATS no enfrentamento dos desafios contemporâneos em saúde, nesta terça-feira (17), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF). A programação, que teve início com cursos pré-congresso, se estende até esta sexta (20), com a participação de mais de 30 palestrantes nacionais e internacionais. "Nós temos um papel fundamental de continuar promovendo essa Rede", disse a diretora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS), Luciene Bonan, responsável pela fala de boas-vindas aos congressistas e convidados. Foram cerca de 800 inscritos, entre participantes na modalidade presencial e remota. Sobre o tema desta edição, Gadelha destacou. "Se não tivermos uma incorporação tecnológica assentada em evidência, no melhor que a ciência pode nos oferecer, não teremos um Sistema Universal de Saúde sustentável no país. O desafio é imenso, com a ciência, com os sistemas universais de saúde e um desafio com a vida", concluiu.

A mesa de abertura nesta terça contou ainda com a participação da representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/Brasil), Socorro Gross; representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Heber Dobis Bernarde; representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Maria Cristina Sette de Lima. "A OPAS e o Ministério da Saúde têm uma parceria de longa data na área da ATS. A Rebrats fornece grande parte das evidências na área para as Américas, é um parceiro muito importante na região", afirmou Socorro Gross.

A primeira mesa redonda do dia abordou o tema ATS em outras instituições e no mundo, com a palestra da diretora associada interina do NICE International - National Institute for Health and Care Excellence (NICE), Rufaro Kausi. Ela trouxe a perspectiva internacional sobre a sustentabilidade na ATS e como organizações globais abordam esse desafio. A diretora destacou algumas informações sobre o processo de incorporação de tecnologias no Reino Unido e abordou desafios e mudanças realizadas, bem como a perspectiva futura para os próximos cinco anos na área. Rufaro disse ainda que a ATS também trabalha como uma forma de contenção às possíveis crises, e avança na tomada de decisão precisa. "No NICE, nós vemos a ATS como um processo colaborativo de ciclo de vida, que dialoga com toda a evolução e inovação que o mundo proporciona", afirmou. Também participaram da mesa representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Nesta quarta-feira (18), as atividades tiveram início com a mesa redonda sobre Valor das tecnologias em saúde e precificação justa. Outros nomes internacionais como Andrés Pichón-Riviere, diretor do Instituto de Efectividad Clínica y Sanitaria (IECS), e Wija Oortwijn, integrante do conselho do Health Technology Assessment International (HTAi), foram convidados para esta edição.

É possível acompanhar a programação remotamente pelo site oficial do evento, que conta com tradução simultânea em português, inglês e espanhol. A transmissão ao vivo e a relação completa de todas as atividades podem ser acessadas no mesmo endereço.

Na sexta-feira (20), a Rebrats irá oferecer duas oficinas internas para os integrantes dos NATS: uma sobre tradução do conhecimento, em colaboração com o Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT), e outra para aprofundar a elaboração dos relatórios de ATS. Durante todos os dias, também é possível acompanhar as apresentações dos trabalhos científicos submetidos e aprovados.