Com a divulgação dos dados, os Núcleos têm 15 dias para manifestação e recurso 

O resultado preliminar da categorização dos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) foi atualizado recentemente pela Secretaria-Executiva da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats). Com apoio da Coordenação-Geral de Gestão Estratégica de Tecnologias em Saúde (CGGTS) do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS), Ministério da Saúde, o trabalho tem sido feito com regularidade a fim de mapear a capacidade técnica dos NATS e fortalecer o planejamento de ações de fomento e capacitação no campo da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS).

Com a divulgação dos dados, os NATS têm o prazo de 15 dias, a contar da data de publicação, para manifestação e recurso (até o dia 1º de setembro). Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail rebrats@saude.gov.br

Acesse o documento atualizado aqui.

Caso algum NATS não tenha participado do processo nesse período, formulários de atualização e cadastro ainda estão disponíveis para preenchimento. As informações profissionais devem ser enviadas somente após cadastro atualizado, já devidamente aprovado pela Secretaria-Executiva da Rebrats e pelo Comitê Gestor. 

O não envio de dados ou preenchimento incompleto ocasiona uma categorização dos NATS inadequada em cada eixo. Por isso a importância de conhecer o método e proceder ao envio dos dados com precisão. 

Mapeamento e categorização

Para a atualização do levantamento, o questionário foi aplicado em 2021 e 2023, a fim de orientar o planejamento de capacitações específicas para os NATS e as próximas contratações do DGITS para a elaboração de relatórios e diretrizes clínicas. 

A autenticidade é importante para o planejamento de ações de capacitação para Rede, baseada em trilhas de aprendizagem, e para a oferta de oportunidades de contratação imediata para prestação de serviços dos NATS que já se encontram em nível avançado (especialmente nos eixos Síntese de Evidência e Avaliação Econômica, ao DGITS). 

A capacidade de elaborar estudos, por exemplo, é um dos eixos que amplia o trabalho em parceria também com a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). 

A Rebrats desenvolve atividades para a disseminação do conhecimento, capacitação de recursos humanos, padronização de metodologias e monitoramento de tecnologias novas e emergentes. 

Saiba mais aqui.