Conferência online é gratuita e não necessita de inscrição prévia

A Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) realiza na próxima sexta-feira (31), das 15h às 17h, mais uma edição do WebRebrats. O tema é Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas: histórico, avanços e desafios. A conversa contará com a mediação da coordenadora-geral de Gestão de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde (MS), Ávila Vidal. O evento será transmitido ao vivo pela plataforma Microsoft Teams. A conferência online é gratuita e não necessita de inscrição prévia.

Foram convidados para esta edição o criador do grupo técnico que elabora os PCDT do Ministério da Saúde, Paulo Picon, e o presidente da Comissão Estadual de Farmacologia e Terapêutica (CEFT) da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SES-ES), Vinicius Borges. Na ocasião, Ávila abordará as diferenças entre os documentos elaborados pelo MS e qual é o fluxo para a elaboração de um PCDT, Picon compartilhará o histórico de criação dos PCDT, desafios e superações em âmbito nacional, enquanto Borges apresentará o histórico e contexto de criação dos protocolos estaduais e os resultados desse trabalho.

Para participar, clique aqui.

 

Conheça os palestrantes:

Ávila Vidal

Nutricionista com doutorado em Saúde Pública pela Universidade de Brasília (UnB). Atua na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde desde 2009, na qual colaborou com a criação da Conitec. Atualmente é Coordenadora-Geral de Gestão de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.

Paulo Picon

Médico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1980. Mestre em Medicina pela UFRGS com tese em Farmacologia Cardiovascular. Doutor em Cardiologia pela UFRGS com Research Fellow na Harvard Scholl of Medicine (doutorado sanduiche) com tese com modelo experimental de trombose arterial aguda. Professor Associado de Farmacologia da UFRGS (1987-1999) e Titular de Medicina Interna da UFRGS (1999-atual). Criou e coordenou o grupo técnico que elabora os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde (2000). Atuou como consultor da ANVISA para ATS (Avaliação de Tecnologias em Saúde) e Medicina Baseada em Evidência. Foi coordenador técnico da Política de Medicamentos da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul de 2003 a 2010. É membro da Health Technology Assessment International. Eleito membro da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina desde novembro 2008.

Vinicius Borges

Farmacêutico-Bioquímico. Doutor em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ. MBA em Economia e Avaliação de Tecnologia em Saúde pelo Hospital Alemão Osvaldo Cruz via Proadi-SUS. Já atuou como pesquisador do Complexo Tecnológicos de Medicamentos da FIOCRUZ/RJ. Atualmente, é presidente da Comissão Estadual de Farmacologia e Terapêutica da Secretaria Estadual de Saúde do ES - CEFT/SESA-ES e docente do curso de farmácia da faculdade Multivix.

Serviço:

WebRebrats - Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas: histórico, avanços e desafios
Data: sexta-feira (31)
Horário: 15h às 17h (horário de Brasília).
Link para acesso, aqui.