Cerimônia virtual de assinatura do memorando de entendimento foi realizada nesta segunda-feira (19) e contou com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e representantes do Centro de Economia da Saúde da Universidade de York, como o Prof. Drummond e Prof. Sculpher.

A parceria tem como objetivo estabelecer cooperações entre os centros de pesquisa brasileiros e a Universidade britânica. A Universidade é referência mundial em economia da saúde e avaliação de tecnologias em saúde, tendo desenvolvido estudos e métodos que têm influenciado as abordagens metodológicas utilizadas no Brasil.

A assinatura do documento culmina após todo avanço normativo e estrutural realizado para qualificar e aumentar a credibilidade no trabalho da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

O Ministério da Saúde, a partir do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias (DGITS) e o Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (DESID), tem interesse especial em desenvolver pesquisas nas áreas de avaliação de tecnologias em saúde, considerando limiares de custo-efetividade alternativos, fatores de equidade, análise econômica de sistemas de saúde, métodos para avaliação de impacto de programas e políticas de saúde, além do aprimoramento dos modelos econômicos mais complexos através de programas de capacitação.

A parceria será de longo prazo e contará com o envolvimento de técnicos do Ministério da Saúde e pesquisadores de universidades brasileiras.