Depois de pontos discutidos no Encontro Nacional da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats), em junho, o Comitê Gestor esteve reunido com a Secretaria-Executiva da Rede, no dia 10 de agosto, para apresentação de ações conduzidas em 2021 e 2022. O grupo ainda tratou do planejamento da Rebrats para os próximos meses. Na ocasião, também houve a pactuação do processo de aprovação de novos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) e a sugestão de novas atividades para os membros do Comitê, a partir do que os Núcleos exploraram durante atividade prática no Encontro Nacional. Ações para a movimentação e fortalecimento da Rede foram discutidas, bem como projetos para fomento de pesquisa e capacitação, a exemplo do que trouxe o NATS do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) que tem trabalhado em um formato de estágio. "Estamos estudando critérios de seleção, número de vagas, modalidade mais adequada, a fim de fazer o processo de forma institucionalizada e certificada", comentou Haliton Alves de Oliveira Junior, coordenador da unidade de ATS do HAOC.

A coordenadora-geral de Gestão Estratégica de Tecnologias em Saúde (CGGTS), Luciene Bonan, também reforçou a ideia de que as propostas sigam além do curto e médio prazo e que alimentem a Rebrats conforme as necessidades de cada região. Ela sugeriu um diagnóstico regional dos Núcleos, que possa identificar quais atividades e ações sejam capazes de movimentar a Rede de maneira mais ampla e producente.

Acesse o registro em vídeo do Encontro Nacional da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde.

Comitê Gestor Rebrats
Uma nova reunião será realizada em novembro. Até lá, representantes regionais devem trabalhar em um mapeamento das necessidades dos NATS por região. No mesmo mês, a Secretaria-Executiva planeja a realização do I Simpósio da Rebrats em que serão conduzidas discussões científicas e metodológicas sobre diferentes temas.