Evento presencial, em Brasília, também promoverá debates sobre futuro da Rede e o trabalho conjunto com os Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS)

Celebrar os avanços da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no país e também a história da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) são alguns dos motivos para a realização do Encontro Nacional da Rebrats - Reconhecendo a história, tecendo o futuro, agendado para a próxima terça-feira (21), em Brasília (DF). O evento será presencial, a partir das 9h, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A cerimônia de abertura contará com a participação do ministro da saúde, Marcelo Queiroga. Participam coordenadores e representantes dos 88 Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) que atualmente formam a Rede. Essas instituições apoiam o Ministério da Saúde (MS) na elaboração de estudos de ATS e de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), Diretrizes Brasileiras, Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas (DDT) e outros documentos que auxiliam ao acesso a medicamentos e outras tecnologias pelos usuários do SUS em todo o país.

Na ocasião, profissionais que atuam na área de avaliação de tecnologias em saúde (ATS) e que participaram do início e fundação da Rebrats serão homenageados. "Vamos receber os pioneiros da ATS, os pioneiros da Rebrats. Será a oportunidade para falar sobre o que aconteceu na Rede, homenagear as pessoas que trabalharam no início, pensar em perspectiva de futuro", afirmou a diretora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde (DGITIS) do Ministério da Saúde, Vania Canuto. "A Rebrats foi muito importante no início da ATS no país, institucionalizou a avaliação de tecnologia no Brasil", destacou.

A última vez que os integrantes da Rebrats e dos NATS estiveram reunidos presencialmente foi em 2019, durante o primeiro congresso da Rede. "O evento começou com um pedido do ministro, ele queria muito que houvesse uma reunião dos NATS este ano. E vimos a oportunidade de nos encontrarmos pós-pandemia, mas também de fazermos um evento leve, que pudesse trazer vários elementos diferentes", explicou a diretora substituta do DGITIS, Corah Prado.

Programação
Após a cerimônia de abertura e de homenagem aos presentes, representantes de algumas principais redes de ATS na América Latina, a exemplo da Rede Pública de Avaliação de Tecnologias em Saúde da Argentina (RedARETS) e da Rede de Avaliação de Tecnologia em Saúde das Américas (RedETSA), irão compartilhar ações exitosas que têm expandido atualmente a ATS em diferentes partes do mundo.

Na sequência, coordenadores de diferentes NATS dividem experiências e apresentam resultado dos trabalhos desenvolvidos em suas regiões. Uma atividade conjunta também está agendada para o período da tarde. "A gente vem sentindo a necessidade de discutir sobre como trabalhar em rede, sobre o futuro do trabalho, onde cada vez mais as organizações pensam em forma de gestão horizontais, todos como ponto de uma rede trabalhando para um resultado comum", apontou Corah.

Fechando a programação da manhã, o professor de Economia da Saúde e ex-diretor do Centro de Economia da Saúde da Universidade de York, Michael Drummond, ministra uma palestra magna sobre o tema. Drummond é considerado uma das grandes referências no assunto e foi quem consolidou os princípios da economia da saúde usados mundialmente. Seu campo de interesse particular é a avaliação econômica de tratamentos e programas de saúde. É autor de dois importantes livros didáticos e mais de 650 artigos científicos, e atuou como consultor da Organização Mundial da Saúde e da União Europeia. Michael Drummond ainda aconselhou vários governos na avaliação de tecnologias de saúde e presidiu um dos Painéis de Revisão de Diretrizes para o Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados (NICE) no Reino Unido. Atualmente é Co-Editor-Chefe do Value in Health e recebeu três doutorados honorários, da City University (Londres), Erasmus University (Rotterdam) e da Universidade de Lisboa.

Confira a programação completa aqui.

Para a diretora substituta, é importante que todos participem. "Estamos pensando, sim, em capacitações, estamos pensando em como fomentar os NATS pelo Brasil inteiro e como trabalharmos mais integrados, levando ATS para todo o país." No intuito de desenvolver a Rede, aprimorando sua capacidade técnica, o DGITIS tem trabalhado em uma série de iniciativas, considerando suas atribuições como de produzir e disseminar estudos e pesquisas prioritárias no campo de ATS, padronizar metodologias, promover capacitação profissional na área e estabelecer mecanismos para monitoramento de tecnologias novas e emergentes.

O evento ficará restrito à modalidade presencial, sem transmissão online da programação, mas será gravado e disponibilizado posteriormente nos canais oficiais da Rebrats.

Serviço:
Encontro Nacional da Rebrats - Reconhecendo a história, tecendo o futuro
Data: 21 de junho, a partir das 9h.
Local: Sede da OPAS em Brasília (DF) / Lote 19 - Avenida das Nações, SEN - Asa Norte.