Proposta é consolidar banco de dados para fomentar a participação desses atores nos processos de avaliação de tecnologias em saúde pela Conitec e na elaboração de Diretrizes Clínicas.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) abre uma oportunidade para conhecer especialistas em saúde que tenham interesse no SUS, queiram compartilhar suas experiências clínicas com a Comissão e contribuir com a avaliação de tecnologias em saúde (ATS).

A proposta é consolidar um banco de dados para ações que serão realizadas pela Secretaria-Executiva da Comissão e fomentar a participação desses atores nos processos de avaliação pela Conitec e na elaboração de Protocolos Clínicas e Diretrizes Terapêuticas.

Clique aqui para se inscrever.

A visão dos diversos atores colabora para que a ATS acolha e considere em suas decisões diferentes perspectivas. Nem sempre existem evidências científicas suficientes ou robustas sobre uma tecnologia em saúde. O uso de um novo medicamento, por exemplo, pode não apresentar informações suficientes sobre seu impacto na prática clínica de profissionais de saúde ou na vida dos pacientes.

Por isso, ouvir sobre as experiências clínicas de especialistas em saúde a respeito de doenças e os tratamentos disponíveis são fundamentais para elaboração da recomendação pela Conitec. O envolvimento desses atores pode representar uma oportunidade de melhorar a compreensão do Plenário sobre a história natural da doença e o impacto do uso ou não das tecnologias na prática clínica.

A Secretaria-Executiva da Comissão já desenvolve ações nesse sentido, por exemplo, na abertura das consultas públicas para receber contribuições da sociedade sobre as tecnologias em avaliação e no espaço da Perspectiva do Paciente, para conhecer a experiência de pacientes sobre sua condição de saúde e o impacto da tecnologia em saúde em avaliação em seu cotidiano.