Classificação em diferentes eixos e níveis de competência colabora para ações envolvendo NATS de todo o país
- Publicado: 10 Março 2022
A capacidade de elaborar estudos, por exemplo, é um dos eixos que amplia o trabalho em parceria também com a Conitec
Você sabe como tem sido feito o trabalho de mapeamento e classificação dos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) pela Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats)? Com o apoio do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde (DGITIS) do Ministério da Saúde, a Rede iniciou, em 2020, o levantamento de informações com o intuito de mapear capacidade técnica dos NATS para a elaboração de estudos e planejamento de ações de fomento e capacitação no campo da avaliação de tecnologias em saúde (ATS) no Brasil.
O trabalho tem estabelecido diferentes eixos e níveis de competência dos Núcleos, conforme o documento divulgado aqui. A iniciativa também tem permitido expandir a quantidade de NATS parceiros do DGITIS para a elaboração de estudos de ATS e Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), com vistas a contribuir para a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).
Formulários de cadastro e/ou atualização ainda estão disponíveis, caso algum Núcleo não tenha participado do processo nesse período. Vale lembrar que, informações profissionais devem ser preenchidas somente após cadastro atualizado do NATS, já devidamente aprovado pela Secretaria-Executiva da Rebrats e pelo Comitê Gestor.
A Rebrats desenvolve atividades para a disseminação do conhecimento, capacitação de recursos humanos, padronização de metodologias e monitoramento de tecnologias novas e emergentes. Saiba mais aqui.