As capacitações com foco na qualificação do sistema de saúde são promovidas pela Secretaria-Executiva da Conitec, em parceria com o HMV

O desenvolvimento de diretrizes clínico-assistenciais para o processo de atendimento em saúde é essencial para uma melhor qualidade e para a padronização de rotinas médicas. Além disso, a uniformização de procedimentos pode aperfeiçoar os cuidados de saúde e aos pacientes e melhorar a alocação de recursos na área.

Visando a capacitação de profissionais como forma de disseminar o conhecimento e gerar recomendações para uma melhor qualidade do sistema, o Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, do Ministério da Saúde, (DGITIS/SCTIE/MS), em parceria com o Hospital Moinhos de Vento (HMV), por meio do PROADI-SUS, oferece dois cursos gratuitos de capacitação. O curso básico para desenvolvimento de diretrizes clínico-assistenciais; e Sistema GRADE - graduação da certeza da evidência.

“Os cursos têm o objetivo de divulgar a temática de elaboração de diretrizes clínicas e capacitar os profissionais de saúde para a criação de novos documentos, com foco especial em diretrizes para o Ministério da Saúde”, destaca Verônica Colpani, liderança do PROADI-SUS no HMV.

O primeiro curso, sobre o desenvolvimento de diretrizes clínico-assistenciais, tem o intuito de capacitar os profissionais de saúde a compreender o panorama nessa temática no Brasil e avaliar criticamente os processos, além de desenvolver e aperfeiçoar as diretrizes existentes, incluindo Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT). O público-alvo são profissionais de saúde interessados no tema, especialmente metodologistas, acadêmicos, quem atua na Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), gestores e público científico que se relaciona com a área.

O curso GRADE tem como objetivo apresentar a importância dessa ferramenta para análise da certeza da evidência em diretrizes, abordando as revisões sistemáticas e avaliações tecnológicas em saúde para a tomada de decisão, além de transpor as informações contidas em revisões sistemáticas para as tabelas de sumário das evidências e perfil das evidências. A capacitação é direcionada aos profissionais da área, especialmente metodologistas, acadêmicos, profissionais que trabalham com a temática de diretrizes e ATS, gestores e público científico.

Os cursos são gratuitos e possuem carga horária de 20 horas. Ambos ficam disponíveis até 2023 e são auto instrucionais, sem o acompanhamento de um tutor.

Curso básico para desenvolvimento de diretrizes clínico-assistenciais
Mais informações e inscrições neste link.

Curso Sistema GRADE - graduação da certeza da evidência
Mais informações e inscrições neste link.