Formulários no site devem ser preenchidos ainda neste mês

A Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) realizou a primeira reunião do ano com os Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) para apresentação de iniciativas colaborativas, bem como de oportunidades de capacitação para integrantes da Rede. Na ocasião, ainda foi possível esclarecer dúvidas e fazer solicitações de questões mais específicas. Participaram representes dos NATS de todas as regiões do país. Atualmente, são 128 cadastrados. Aumentar a interação entre eles é um dos objetivos da Rebrats que tem buscado conhecer os perfis de produção de casa um dos núcleos, a fim de melhor apoiar as atividades de avaliação de tecnologias em saúde (ATS).

Até o dia 18 deste mês, está disponível na página oficial o cadastro para atualização e recadastramento dos NATS. Já do dia 9 a 22 de agosto, será aberto um formulário para os profissionais, para que preencham com informações pessoais. Os esforços estão sendo concentrados em mapear habilidades e experiências dos NATS; em alcançar uma padronização de metodologia e na elaboração de um plano de capacitação da Rebrats. A ideia é, a partir do entendimento do perfil dos núcleos, otimizar ações de produção e valorização da ATS em diferentes regiões.

Os núcleos poderão ser habilitados em três áreas distintas: síntese de evidências para elaboração de documentos como revisões sistemáticas, pareceres técnicos científicos e relatórios de Monitoramento de Horizonte Tecnológico (MHT); elaboração de análise econômica em saúde e ou elaboração de ATS completa, para documentos como custo efetividade, avaliação de impacto orçamentário, por exemplo; e habilitação para produção de Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), documentos que reúnem critérios para diagnóstico, tratamento e mecanismos de controle de doenças diversas, para orientação de profissionais de saúde.

Os NATS serão classificados em três níveis: básico, quando for preciso treinamento especifico para a execução de determinadas funções; intermediário, quando for preciso monitoria do Ministério da Saúde ou de algum NATS com maior experiencia, e avançado, quando já produz documentos de forma autônoma e capacita os demais.

Interatividade e comunicação da Rede
Algumas sugestões foram feitas pelos participantes que demandaram um canal de comunicação direto com a Rebrats, além dos meios já usuais como e-mail, telefone, até um maior acesso à base de dados para pesquisa. A retomada das redes sociais no Linkedin e Youtube foi comemorada, bem como a proposta de reformulação do site oficial. No entanto, a divulgação de projetos e de cursos de capacitação seguem sendo feitas por meio do endereço rebrats@saude.gov.br.

MBA
Estão abertas as inscrições para interessados em participar do MBA sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde. A capacitação é gratuita e destinada a profissionais com nível superior com interesse de formação na área de avaliação de tecnologias em saúde, que atuem no setor público (secretarias de saúde, hospitais, institutos de pesquisas, universidades, entre outros). As inscrições poderão ser realizadas até o dia 09 de agosto, no link Curso: Projetos e Processos seletivos, Tópico: MBA (eadhaoc.org.br)

Oferecido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o MBA tem data de início prevista para 21 de outubro e será ministrado de forma híbridas, com encontros presenciais e virtuais.