Documento utiliza linguagem simples e acessível para profissionais da área da saúde, que estejam ou não familiarizados com esse tipo de estudo

Foram publicadas pelo Ministério da Saúde (MS) as diretrizes metodológicas que tratam da elaboração de revisão sistemática (RS) e meta-análise de ensaios clínicos randomizados (ECR). O documento apresenta principais conceitos relacionados ao planejamento, à condução, à interpretação e ao relato de RS, utilizando linguagem simples e acessível para profissionais da área da saúde, que estejam ou não familiarizados com esse tipo de estudo.

Acesse aqui o documento.

As RS produzem a melhor evidência disponível para avaliar a eficácia, efetividade e a segurança de tecnologias, e são utilizadas para dar suporte às tomadas de decisões clínicas, econômicas e nas políticas na saúde.

Esta edição do documento detalha, de forma pragmática, os processos que compõem uma RS e atualiza as ferramentas necessárias para a elaboração, servindo como um guia prático. O material foi baseado em guias e diretrizes internacionais utilizados para planejar, conduzir e relatar RS de ECR.