Pessoas vinculadas a associações também podem participar. Prazo se encerra no dia 6 de julho

Uma oportunidade para que pacientes e usuários do SUS saibam mais sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). Essa é uma das propostas do Curso Introdutório de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) para Gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), realizado pela Faculdade de Educação em Ciência da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).  Interessados tem até o dia 6 de julho para efetuar a inscrição.

Acesse o edital para mais informações.

As aulas serão todas online, com início no dia 29 do mesmo mês. O encerramento está previsto para o final de setembro. Serão 20h de curso. 

Em parceria com Ministério da Saúde, estabelecida por intermédio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), a iniciativa é destinada a pacientes do SUS interessados em entender mais sobre o processo de ATS. Além disso, há também vagas para profissionais e graduandos da área de saúde, engenharia clínica, economia e do judiciário (de todos os níveis técnicos) que atuam diretamente no serviço público, nas três esferas de governo, pacientes do SUS e pessoas vinculadas às Associações de Pacientes e que tenham interesse em conhecer ATS.

Para Ligia Fonseca Spinel, coordenadora de projetos da diretoria Executiva de Responsabilidade Social do HAOC, é a oportunidade para que compreendam a importância e a necessidade de uma institucionalização do uso sistemático, racional e transparente da evidência científica na incorporação, desincorporação e modificação de tecnologias em saúde no âmbito do SUS.

Além disso, o conhecimento adquirido é mais uma ferramenta utilizada na busca pela garantia de direitos. "É importante que esse grupo busque o aperfeiçoamento sobre ATS pra ampliar suas ações de forma consciente, com vistas a melhorar iniciativas desenvolvidas por eles", afirma.

Confira o conteúdo programático:

Introdução à avaliação de tecnologias em saúde (ATS);

Política Nacional de Gestão de Tecnologias em Saúde (PNGTS) e a incorporação de tecnologias no SUS;

Métodos que integram a evidência: revisões sistemáticas;

Métodos que integram a evidência: parecer técnico-científico e avaliação econômica;

Principais ferramentas para avaliação dos estudos úteis em ATS: ensaios clínicos randomizados e estudos de acurácia diagnóstica;

Principais ferramentas para avaliação do rigor metodológico dos estudos e da qualidade geral da evidência: revisões sistemáticas;

A ATS na prática da gestão do SUS.

 

O resultado do processo de seleção será divulgado no dia 27 de julho.