A Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, realizou nos dia 04 e 05 de outubro de 2017, o Curso de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) com o objetivo de introduzir a cultura de ATS, por meio da utilização de evidências cientificas para auxiliar os gestores em saúde na tomada de decisões coerentes e racionais quanto à incorporação de tecnologias em saúde.

O curso contou com a participação de palestrantes do Departamento de Ciência e Tecnologia, junto a Coordenação de Fomento à Pesquisa e à Avaliação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde, consultora técnica Betânia Leite, e da Coordenadora do Comitê Executivo da Saúde do Estado do Ceará e Supervisora do Núcleo de Apoio Técnico ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – NATJUS-CE, Juíza Dra Helga Medved. Também prestigiaram o evento, representantes do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde da Secretária de Saúde – NATS/SESA, da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica – COASF/SESA e vários gestores dos hospitais universitários.

Segundo a Chefe da Unidade de Avaliação de Tecnologias em Saúde dos HUs/UFC/Ebserh, Sammara Nunes, “o evento superou as expectativas de público, mais de 100 inscritos, e obteve o feedback positivo dos participantes que com entusiasmo e interesse permaneceram atentos aos conceitos e dados apresentados em relação a ATS e o impacto nas judicializações. Diante do sucesso, já estamos pensando na 2ª edição do Curso de ATS.”

Ainda, durante a programação foi realizada uma apresentação sobre o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde-NATS/HUs/UFC/Ebserh, com o intuito de contar a história desde a criação até os tempos atuais, divulgar as ações desenvolvidas, os projetos em andamento, os planos de reestruturação dos processos e, em especial, a busca por interessados em atuar na área. Na ocasião foi realizada a inauguração da nova sala do NATS/HUs/UFC/Ebserh.