O novo secretário é formado em medicina, mestre em saúde pública e doutor em epidemiologia pela Universidade de Londres

O médico Eduardo de Azeredo Costa é o novo titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (26/11). Graduado pela Universidade Federal de Ciências de Porto Alegre (UFCSPA), do Rio Grande do Sul, o secretário é mestre em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e doutor em epidemiologia pela Universidade de Londres.

Não é a primeira vez que Eduardo Costa assume cargo no Ministério da Saúde. O novo secretário já atuou como consultor e diretor do Centro Nacional de Epidemiologia da pasta. Na área da gestão, também acumula passagens como secretário de Saúde e de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro.

Entre as experiências internacionais, está o trabalho de consultor, a convite da Organização Mundial da Saúde (OMS), voltado à implementação de vigilância epidemiológica e do programa de erradicação da varíola na Índia, em 1973. Na área acadêmica, desde 1977, ensinou epidemiologia na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) onde também foi pesquisador.

Recentemente, assumiu as funções de assessor tecnológico da Presidência da Fiocruz e coordenador-geral do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde, também ligado à instituição. Entre 2006 e 2009, ocupou o cargo de diretor do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos). De 2009 a 2013 foi presidente da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro)

Texto: Agência Saúde/ASCOM/GM/MS