O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)
- Publicado: 28 Abril 2015
Apresentação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), criado pela Lei nº 11.892/2008, é resultado das mudanças promovidas no antigo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA). Com tradição centenária no ensino técnico-profissional e no ensino superior, o Instituto atua em sintonia com as demandas profissionais do mundo do trabalho, contribuindo para a cultura empreendedora e tecnológica do estado.
Atualmente, o Instituto possui 23 campi e 2 núcleos avançados distribuídos por todo o Estado da Bahia. Em Salvador, está localizado o Polo de Inovação Salvador, unidade do IFBA que atua no atendimento às demandas por pesquisa, desenvolvimento e inovação, à formação de recursos humanos e à prestação de serviços tecnológicos para os setores de base tecnológica, especialmente na área de tecnologia em saúde.
Missão
“Promover a formação do cidadão histórico-crítico, oferecendo ensino, pesquisa e extensão com qualidade socialmente referenciada, objetivando o desenvolvimento sustentável do país”.
História e estrutura
Criado inicialmente como Núcleo de Bio-Engenharia (NBE), o setor foi transformado em Núcleo de Tecnologia em Saúde (NTS), em 23 de setembro de 2002, através da Resolução nº 13, do Conselho Diretor do CEFET-BA. O NTS é órgão suplementar que atua de forma interdisciplinar e multidisciplinar e tem como objetivo principal “colaborar na elaboração de uma política de desenvolvimento na área de saúde, a nível nacional, observando as particularidades da região nordestina”.
O NTS é composto por profissionais da área de engenharia clínica, eletro-eletrônica, instrumentação biomédica, informática, física, biofísica, mecânica, administração e saúde e segurança ocupacional e atua em diversos projetos no âmbito local, estadual e nacional. No campo da ATS, o NTS/IFBA foi uma das Instituições pioneiras na Bahia ao organizar, sob a encomenda da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado da Bahia (DIVISA-Ba), o primeiro curso de qualificação em ATS, no ano de 2006.
Atuou como parceiro do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) na construção do primeiro curso de Especialização em Gestão de Tecnologias em Saúde desenvolvido no Estado da Bahia.
Tem realizado estudos voltados para a avaliação de equipamentos médicos em uso, especialmente no que diz respeito à segurança e efetividade dos mesmos.
O NTS/IFBA é atualmente membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia com Inovação em Saúde (CITECS), coordenado pelo ISC/UFBA, onde, dentre outros projetos, desenvolve a avaliação de radiologia intervencionista e da tomografia do feixe cônico.
Em Setembro de 2016 foi inaugurado o Polo de Inovação Salvador (PIS) que atua no atendimento às demandas por pesquisa, desenvolvimento e inovação, à formação de recursos humanos e à prestação de serviços tecnológicos para os setores de base tecnológica, especialmente na área de tecnologia em saúde.
Tem desenvolvido soluções tecnológicas inovadoras no âmbito dos serviços de saúde, indústrias e regulação sanitária que possibilitem novas funcionalidades, aumentem a efetividade de diagnósticos e terapias ou permitam otimizar o gerenciamento dos riscos inerentes às práticas de saúde.
Para desenvolver as atividades com qualidade e eficiência, conta com infraestrutura tecnológica atualizada e experiência de uma equipe multidisciplinar formada por engenheiros, físicos, fisioterapeutas, especialistas em diversos campos da informática, entre outros profissionais.
Em linhas gerais, atua em três eixos:
I. Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação:
- Equipamentos médicos, dispositivos e acessórios
- Aparelhos para simulação, análise e melhoria de Equipamentos Médicos e seus processos produtivos
- Modelos de gerenciamento de risco e tomada de decisão
- Modelagem e Simulação de Biossistemas Equipamentos, produtos e sistemas eletroeletrônicos, mecânicos e mecatrônicos
- Dispositivos com eletrônica embarcada
- Projetos em CAD, CAE, CAM
- Otimização de processos produtivos
II. Serviços Tecnológicos
- Ensaios de: Dispositivos para proteção conta a radiação X para fins de diagnóstico médico - Determinação das propriedades de atenuação de materiais - Placas de vidro para proteção radiológica - Vestimentas de proteção e dispositivos para proteção para gônadas - Segurança e Desempenho das luminárias cirúrgicas e diagnósticas
- Calibração de: Detectores de radiação para radiologia diagnóstica (Radiologia Convencional/Fluoro/Dental) - Detectores de radiação para radiologia diagnóstica (CT) - Detectores de radiação para radiologia diagnóstica (Mamografia) - Detectores de radiação para Radioproteção - Luximetros/Fotômetros
- Prototipagem: Impressão 3D (FDM) - Usinagem (Torno e Centro de usinagem CNC) - Desenvolvimento e montagem de placas de circuitos impressos DIP e SMD
- Serviços especializados: Avaliação de sistemas de: refrigeração, ar condicionado, vácuo, gases, ar comprimido e vapor - Eficiência energética e energias alternativas - Projetos mecânicos, de refrigeração e de ar condicionado - Automação de sistemas - Regulação (Vigilância sanitária – registro de produto, BPF)
III. Formação de Pessoas: Inovação e Tecnologias
Atividades de disseminação
- Atuação em parceria para ministrar cursos de atualização e especialização em Gestão de Tecnologia em Saúde (GTS) e ATS;
- Inserção dos conteúdos de GTS e ATS na disciplina Fundamentos de Gestão no curso Tecnológico em Radiologia;
- Realização de palestras em eventos;
Eventos promovidos
- Fórum de Tecnologia Aplicada à Saúde, evento bianual, realizado desde 1998;
- Cursos de qualificação em ATS, dentre outros
Parceiros
Projetos atuais
- Avaliação de Radiologia Intervencionista;
- Avaliação de Tomografia do feixe cônico;
- Software customizado para avaliação metrológica de equipamentos médicos;
- Desenvolvimento de equipamentos nacionais para avaliação de equipamentos médicos;
- Implantação de laboratório de ensaios para avaliação de dispositivos de proteção radiológica e
luminárias cirúrgicas e de diagnóstico;
Planos futuros
- Desenvolvimento de metodologia para avaliação de equipamentos em uso;
- Estudos de impactos na incorporação de equipamentos nos serviços de saúde;
- Avaliação de efetividade e segurança em incubadoras para neonatos;
- Parceria com industrias para o desenvolvimento de atividades de PD&I
Informações para contato
Diretor Geral: Handerson Jorge Dourado Leite
Representante na REBRATS: Handerson Jorge Dourado Leite
Endereço: Parque Tecnológico da Bahia - Rua Mundo, nº 121, Edifício Tecnocentro, Subsolo 1 e 2
Trobogy, Salvador, BA, Brasil - CEP: 41.745-715 (Av. Luís Viana Filho – Paralela, Km10)
Telefone: (71) 3221-0397 / 0396
Internet: http://www.polodeinovacaosalvador.ifba.edu.br/
Email: poloinovacaosalvador@ifba.edu.br