O edital lançado nesta segunda (6), selecionará jovens pesquisadores estrangeiros provenientes de países em desenvolvimento, interessados em cursar parte de sua formação no Brasil.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e Academia para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS, sigla em inglês) estão selecionando jovens pesquisadores estrangeiros para complementar a formação acadêmica no Brasil nas modalidades Doutorado Sanduíche, Doutorado Pleno e Pós-Doutorado.

Estão disponíveis até 50 bolsas de pós-graduação para serem iniciadas a partir de fevereiro de 2016. Além das mensalidades e benefícios associados à cada modalidade, serão financiados auxílio deslocamento pelo CNPq e despesas com os procedimentos de visto pela Academia.

As propostas devem contemplar as áreas de interesse apresentadas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Medicina & Ciências da Saúde, Química, Engenharias, Matemática & Probabilidade e Estatística, Ciência da Computação, Física, Astronomia & Geociências e Oceanografia.

As inscrições seguem abertas até 24 de agosto, as propostas devem ser acompanhadas de arquivo contendo o projeto e encaminhadas ao CNPq exclusivamente via internet, pela Plataforma Carlos Chagas. Mais informações na página da Chamada CNPq-TWAS.

Modalidades

Doutorado Pleno -A bolsa é destinada aos pesquisadores que não possuem diploma de doutorado e desejam cursar um programa de pós-graduação brasileiro avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como nota 5, 6 ou 7. A duração máxima desta bolsa é de 48 meses.

Doutorado Sanduíche- Esta bolsa é destinada àqueles pesquisadores que já estão matriculados em um curso de doutorado no país de origem há um ano e desejam obter experiência internacional em um programa de pós-graduação brasileiro avaliado pela CAPES como 5, 6 ou 7. O período de duração da bolsa varia entre 6 a 12 meses.

Pós-Doutorado- A bolsa é destinada aos pesquisadores estabelecidos e empregados no país de origem, que desejem realizar pesquisa em um programa de pós-graduação brasileiro avaliado pela CAPES como 5, 6 ou 7. O período de duração desta bolsa também é de 6 a 12 meses.

O Programa

A Academia Mundial de Ciências (TWAS) e o CNPq assinaram, em abril de 2004, um Acordo que previa a concessão, a estudantes estrangeiros de países filiados a TWAS, de bolsas anuais nas modalidades de Doutorado Sanduíche, Doutorado Pleno e Pós-Doutorado no Brasil, visando ao fomento da cooperação científica e tecnológica entre países em desenvolvimento no campo das Ciências Naturais.

Em 2013, o Acordo entre o CNPq e a TWAS foi renovado, desta vez por quatro anos. O quantitativo de vagas foi mantido, bem como a previsão de Chamadas anuais.

Nestes 10 anos de existência, 298 bolsistas, de 29 países diferentes, já passaram pelo Programa. Como contribuição à internacionalização das Instituições de Ensino e Pesquisa brasileiras, até o momento, já foram concedidas 179 bolsas de doutorado, 76 de pós-doutorado e 43 de doutorado sanduíche. O continente que concentra a maior participação é o asiático, sobretudo devido à presença constante e maciça de candidatos oriundos do Paquistão. A África é a segunda região, vindo logo atrás a América Latina.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do MCTI