O uso de evidências científicas na gestão do SUS é uma das linhas de pesquisa previstas no primeiro de edital de fomento à pesquisa publicado pelo Decit/SCTIE/MS em 2015. Cada pesquisa selecionada no chamamento público receberá bolsa num valor entre 100 mil e um milhão e meio de reais. O financiamento total será de 23 milhões e meio de reais. Os projetos podem ser submetidos até o dia 15/07/2015.

A linha de pesquisa sobre uso de evidências está descrita no edital da seguinte forma: “quais são os fatores facilitadores, principais barreiras e as estratégias, considerando ambientes institucionais, organização e financiamento, para a institucionalização do uso da evidência científica como subsídio da formulação, implementação e avaliação das políticas de saúde e na gestão do SUS?”.

Outros temas de interesse desta chamada pública são: o impacto do Programa Mais Médicos em áreas vulneráveis; as principais causas de morte materna entre os povos indígenas; a investigação sobre a situação vacinal nas capitais brasileiras; o impacto da implantação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA); e avaliação da qualidade da atenção hospitalar no país.

Podem participar instituições brasileiras de ensino superior, institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento e empresas públicas que executem atividades de pesquisa em ciência, tecnologia e inovação. Os projetos selecionados terão duração de 24 meses.

O resultado da seleção será publicado 30 dias após o término do prazo de inscrições.

Acesse o edital.
Inscrições pelo site: http://www.saude.gov.br/sisct
Dúvidas: pesquisa.decit@saude.gov.br