O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), abriu consulta pública em torno na proposta de incorporação dos medicamentos sofosbuvir, daclatasvir e simeprevir, para o tratamento da hepatite C, no Sistema Único de Saúde (SUS). Desde esta quinta (14), toda a sociedade civil já pode contribuir, num prazo de 20 dias, com sugestões que poderão compor o Relatório de Recomendação desses medicamentos.

A proposta de incorporar os medicamentos sofosbuvir, daclatasvir e simeprevir aos SUS foi apresentada à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. O parecer da Conitec foi dado no último dia 7, durante a 35ª reunião da Comissão, onde avaliou-se a possibilidade de agregar ao SUS esses agentes antivirais de ação direta para o tratamento da hepatite C. A prioridade é para os doentes que já apresentam comprometimento do fígado, pessoas infectados pelo HIV e hepatite C e aquelas que apresentam manifestações extra-hepáticas da doença.

Após avaliação crítica sobre as evidências disponíveis de eficácia e segurança dos referidos medicamentos e seus comparadores, a Conitec considerou favorável o balanço de riscos e benefícios dessas terapias e recomendou a sua incorporação. Estima-se que o tratamento beneficie 15 mil indivíduos nesta estratégia inicial de priorização.

As informações completas sobre esta consulta pública e o passo-a-passo para o envio das contribuições estão à disposição dos interessados no seguinte endereço eletrônico: http://conitec.gov.br/index.php/consultas-publicas. Participe.