Este espaço tem por objetivo compartilhar aulas abertas, cursos e workshops gratuitos que abordem a Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). 

Para sugestões e para envio de material, escreva para rebrats@saude.gov.br

 

  • AULA 7 - Tema: Banco de dados e estratégia de busca em dispositivos médicos

A aula foi solicitada pelo Comitê Brasileiro Odonto-Médico-Hospitalar (ABNT/CB26), no âmbito da Comissão de Estudo para elaboração da norma técnica para Avaliação biológica e clínica de produtos para saúde (CE 26:130.01), e realizada com apoio da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS). Contando com discussão e aproximação dos membros da Rebrats e os membros do comitê internacional que elaboram as Normas Técnicas de dispositivos médicos, a aula abordou temas como:

  1. Sistemas informatizados e banco de dados de dispositivos médicos
  2. Pergunta de pesquisa: como elaborar?
  3. Ferramentas: desfechos relevantes e riscos de viés
  4. Vocabulários controlados
  5. Construção da estratégia e extração de dados (Pubmed e BVS

O encontro foi moderado pelo especialista em Inteligência Regulatória em dispositivos médicos, Marcelo Antunes, e as aulas ministradas pelas pesquisadoras Fotini Toscas (NAPATS) e Vivian Morais (NATS/CertBio). Assista aqui.

  • AULA 6 - Tema: Precificação de medicamentos e ATS - o papel da CMED/Anvisa

A palestra traz informações sobre a regulação econômica do mercado de medicamentos no Brasil e esclarecimentos sobre o papel da CMED/Anvisa.

Priscila, que ocupava, em setembro de 2020, o cargo de especialista em regulação e vigilância sanitária na ANVISA, foi convidada para participar do evento de extensão da Universidade de Brasília (UnB), sob responsabilidade da Profa. Helaine Capucho, compartilharam a palestra na íntegra. Assista aqui.

Priscila Gebrim Louly é graduada em Ciências Farmacêuticas, mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília (UnB) e especializada em Farmácia Hospitalar. É Coordenadora-Geral de Gestão de Tecnologias em Saúde do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DGITIS/SCTIE/MS). Tem experiência na área de Saúde Baseada em Evidência, Avaliação de Tecnologias em Saúde, Pesquisa Clínica, Farmacologia - Farmácia Clínica e Interações Medicamentosas.

  • AULA 5 - Tema: Modelos matemáticos em Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS)

O termo “Modelo” é amplo e tem sido utilizado em diversas perspectivas. No contexto das avaliações econômicas em saúde, modelo é qualquer estrutura matemática que se propõe representar desfechos clínicos e econômicos de pacientes ou populações em cenários variados. Para facilitar a compreensão do que são os modelos matemáticos em ATS o Prof. Ivan Zimmermann produziu uma série de 5 vídeos-aula.

Ivan Zimmermann, da rede de pesquisadores do IATS e da GBD, compartilhou as vídeos-aula que podem ser acessadas por meio dos links:

Vídeo Aula 1: Modelos matemáticos nas decisões em saúde: O que é um modelo?
https://www.youtube.com/watch?v=NV6-weQWySw&list=PL-eWiCO8f2Yp8Z0MGK9OWGpbgR-gvHZhx&index=1

Vídeo Aula 2: Modelos matemáticos nas decisões em saúde: O que é uma árvore de decisão
https://www.youtube.com/watch?v=6CYZjLJPK1A&list=PL-eWiCO8f2Yp8Z0MGK9OWGpbgR-gvHZhx&index=2

Vídeo Aula 3: Modelos matemáticos nas decisões em saúde: Modelo de Markov
https://www.youtube.com/watch?v=14jpJGqfVGI&list=PL-eWiCO8f2Yp8Z0MGK9OWGpbgR-gvHZhx&index=3

Vídeo Aula 4: Modelos matemáticos nas decisões em saúde: Modelo dinâmico
https://www.youtube.com/watch?v=qSUX_R12Els&list=PL-eWiCO8f2Yp8Z0MGK9OWGpbgR-gvHZhx&index=4

Vídeo Aula 5: Modelos matemáticos nas decisões em saúde: Lidando com incertezas
https://www.youtube.com/watch?v=SCr0Zz56Ug0&list=PL-eWiCO8f2Yp8Z0MGK9OWGpbgR-gvHZhx&index=5

Dr. Ivan Zimmermann é Doutor em Ciências da Saúde (Epidemiologia) pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (FIPE) e graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi Analista de Políticas Sociais no Ministério da Saúde, tendo atuado principalmente na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Atualmente, é professor adjunto de Epidemiologia e Bioestatística do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB), do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (UnB) e do Mestrado em Avaliação de Tecnologias em Saúde (INC-RJ). Integra a rede de pesquisadores do Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS) e da Colaboração Internacional Global Burden of Disease (GBD).

  • AULA 4 - Tema: Metanálise e avaliação de evidências em sínteses rápidas

A aula apresenta os principais conceitos e aspectos considerados no planejamento, elaboração e interpretação de metanálises em sínteses rápidas, e os critérios utilizados na avaliação da certeza do conjunto das evidências pelo sistema GRADE. O vídeo faz parte do curso de extensão "Ciência e Covid-19" realizado em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), com o professor Airton Stein, e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com a professora ⁨Daniela Melo.

Ana Luiza Martimbianco, do NATS do Hospital Sírio-Libanês, compartilhou a aula que pode ser acessada por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=aL4QoCKWx2ko.

Dra. Ana é fisioterapeuta, mestre, doutora e pós-doutora (em curso) pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Baseada em Evidências da Unifesp. Possui especialização em Ortopedia e Traumatologia pela Unifesp (2006) e especialização "fellow" no Rubim Institute of Advanced Orthopedics, Sinai Hospital, Baltimore, EUA. É professora de Saúde Baseada em Evidências no Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Meio Ambiente e na graduação de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), professora da Disciplina de Medicina Baseada em Evidências e membro do centro de pesquisas no Centro Universitário São Camilo, pesquisadora voluntária e membro do Cochrane Brazil, Centro Afiliado da Cochrane Brazil Network, pesquisadora na clínica Ortocity e pesquisadora voluntária no Núcleo de Ensino e Pesquisa em Saúde Baseada em Evidências e Avaliação Tecnológica em Saúde (NEP-SBEATS).

  • AULA 3 - Tema: The use of Economic Evaluations in Decision-making

A aula do curso de Avaliação Econômica de Cuidados de Saúde da Vrije Universiteit Amsterdam (VU) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) foi ministrada pela professora da VU, Judith Bosmans e consiste em apresentar técnicas analíticas formais para comparar diferentes alternativas, levando em consideração custos e consequências positivas e negativas para a saúde. O evento foi promovido pelo Escritório de Internacionalização da UFCSPA.

Airton Tetelbom Stein, do NATS da UFCSPA, compartilhou a aula aberta que pode ser acessada por meio do link: https://youtu.be/Qe1FeCb7WoM.

Dr. Airton é doutor em medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), mestre em Community Health For Developing Countries – London School Of Hygiene and Tropical Medicine. Atualmente é assessor de Internacionalização e professor titular de Saúde Coletiva da UFCSPA e bolsista de produtividade do CNPq. Foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFCSPA


  • AULA 2 - Tema: Análise de custo-efetividade: estudos de casos

A aula consiste na apresentação de dois estudos de caso de análises de custo-efetividade e tem o objetivo de discutir um olhar amplo da aplicação desse tipo de estudo, para além da decisão binária de ser ou não custo-efetivo. É mostrado uma análise que traz um amplo espectro que condiciona a tecnologia em ser ou não custo-efetiva, através da criação de cenários e exploração de diferentes comparadores. O desenho do estudo é o centro da discussão para além de outros detalhes metodológicos.

Ricardo Fernandes compartilhou a aula pública da disciplina de Economia da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, Universidade de Brasília, que pode ser acessada por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=_ehjpJlV7Dg&t=5s.

Dr. Ricardo é doutor em Saúde Coletiva pelo IMS-UERJ, mestre em Saúde Coletiva pelo IESC-UFRJ e pós graduado em Farmacoeonomia pela Universidade Pompeu Fabra - Barcelona. Possui 10 anos de experiência na área de ATS com ampla experiência em consultoria, grupos de pesquisa, no DGITIS/SCTIE/MS e como pesquisador nos NATS do INCA, INC e IMS-UERJ.

  • AULA 1 - Tema: RoB 2.0 para a avaliação do risco de viés em Ensaios Clínicos Randomizados (ECR)

A ferramenta RoB 2.0 foi atualizada pela Cochrane em 2019 e tem como objetivo a avaliação do risco de viés em ECR. Essa ferramenta é amplamente utilizada em Revisões Sistemática e também pode ser útil profissionais de saúde interessados em avaliar criticamente esses estudos publicados.

Tatiane Ribeiro, do NATS Unifesp de Diadema, compartilhou a aula aberta "Risco de viés em Ensaios Clínicos Randomizados (RoB 2 - Cochrane) - Avalie criticamente ECR", que pode ser acessada por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=s9Vz18w8ZWc&t=1657s.

Tatiane é farmacêutica clínica e mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora da qualidade da evidência de novos estudos de drogas anticâncer e as vias regulatórias. Atualmente é pesquisadora em Avaliação de Tecnologias em Saúde pelo NATS UNIFESP-D e doutoranda em Epidemiologia pela Escola de Saúde Pública da USP. É membro da International Society for Pharmacoepidemiology, colaborando com a Real-World Evidence (RWE) Task Force.

Para elaboração dessa aula, o NATS trouxe as seguintes referências:
RoB 2.0 - Artigo publicado BMJ (2019) - https://www.bmj.com/content/366/bmj.l4898
Manual RoB 2 Google Sites - https://methods.cochrane.org/bias/resources/rob-2-revised-cochrane-risk-bias-tool-randomized-trials