Capacitações em ATS
- Publicado: 19 Julho 2025
As capacitações, oferecidas em diferentes formatos, têm foco em ampliar a capacidade técnica dos profissionais de ATS
Fortalecer a capacidade técnica dos profissionais que atuam na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) é uma das prioridades da Rebrats. Para tanto, a Rede oferece cursos voltados à qualificação desses profissionais e na disseminação de boas práticas na área em todo do Brasil.
Essas ações fazem parte da estratégia da Rede para apoiar o fortalecimento da produção de estudos qualificados e alinhados às diretrizes metodológicas, construídas para a melhoria contínua das análises que orientam políticas de saúde baseadas em evidências.
Os cursos formativos são oferecidos em diferentes formatos e destinam-se a profissionais dos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) da Rebrats e para profissionais atuantes em ATS da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS/MS), em agências reguladoras, instituições de pesquisa, Secretarias de Saúde, hospitais, universidades, além de outros interessados na temática.
O painel abaixo é interativo e apresenta dados sobre as capacitações em oferta no momento na primeira página. Já na página 2, é possível acessar o número de profissionais já capacitados, o que proporciona uma visão clara do alcance e impacto dessas iniciativas.
Saiba mais sobre as capacitações autoinstrucionais, gratuitas, com inscrições abertas até 2026:
Os cursos são uma oportunidade para profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos em ATS e contribuir para a melhoria da gestão e incorporação de tecnologias no SUS. As inscrições podem ser realizadas até 2026, garantindo acesso a conteúdo de qualidade e formação especializada.
CONHEÇA OS PROJETOS
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Hospital Moinhos de Vento (HMV), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), oferecem cursos gratuitos e on-line na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). As capacitações são autoinstrucionais, com vagas ilimitadas e inscrições abertas até 2026.
Os cursos autoinstrucionais são aqueles que exigem cadastro no portal do ofertante, com atividades exclusivamente assíncronas e sem acompanhamento de tutores ou professores.
Os cursos são disponibilizados por meio de três projetos: Projeto ATS Educação e Projeto Diretrizes no âmbito do HMV até 31 de dezembro de 2026 e o Desenvolvimento de Avaliação de Tecnologias em Saúde (DATS) no âmbito do HAOC até 30 de novembro de 2026. Todos os participantes receberão certificados ao concluírem as formações.
Projeto ATS Educação: fortalecimento técnico para o SUS
O Projeto ATS Educação tem como objetivo qualificar profissionais e gestores vinculados às Secretarias Estaduais de Saúde (SES) que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa busca aprimorar a capacidade técnica na esfera estadual, incentivando o uso do raciocínio crítico baseado em evidências na tomada de decisões sobre incorporação de tecnologias em saúde e no planejamento de políticas públicas.
Projeto Diretrizes: desenvolvimento de diretrizes clínicas para o SUS
O Projeto Diretrizes tem como foco apoiar a elaboração de diretrizes clínico-assistenciais para o SUS. Como parte da estratégia de capacitação e tutoria de centros parceiros do Ministério da Saúde, foi desenvolvido um curso específico abordando as metodologias necessárias para a construção de diretrizes clínicas.
Desenvolvimento de Avaliação de Tecnologias em Saúde (DATS)
O Projeto Desenvolvimento de Avaliação de Tecnologias em Saúde (DATS), do HAOC em parceria com o ministério da saúde por meio do PROADI-SUS, tem como foco a capacitação de profissionais do SUS, especialmente dos NATS, para ampliar a produção de estudos em ATS e qualificar a tomada de decisão sobre a incorporação ou exclusão de tecnologias em saúde.