- Publicado: 16 Janeiro 2026
Interessados deverão realizar as inscrições exclusivamente on-line, via SIGAA/UnB, até o dia 30 de janeiro
A Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo de candidatos para a 2ª edição do Curso de Especialização (Pós-Graduaçao Lato Sensu) em Avaliação Econômica em Saúde, a ser ofertado pela Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Ministério da Saúde (MS). O curso será em modalidade EAD (ensino à distância), composto por formato híbrido (atividades remotas síncronas e assíncronas, além de atividades presenciais na UnB), com carga horária total de 390 horas e desenvolvido no período de até 15 meses, é totalmente gratuito e recebe inscrições até o dia 30 de janeiro.
O curso tem como objetivo prover conhecimentos teóricos e práticos em avaliação econômica em saúde, contemplando todas as etapas metodológicas necessárias para a elaboração de um estudo de custo-efetividade, além de proporcionar a assimilação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades com ferramentas de modelagem e de uso dos sistemas de informação do SUS como insumos para a condução de uma avaliação econômica ao final da especialização. O curso também fomentará a visão crítica dos participantes por meio de instrumentos de avaliação crítica da qualidade das evidências usadas em avaliação econômica.
Confira o edital completo aqui.
Serão ofertadas 25 vagas, com reserva para candidatos(as) negros(as), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e pessoas trans, conforme estabelecido pela Portaria GM/MS nº 5.801/2024, que institui o Programa de Ações Afirmativas do Ministério da Saúde. Podem se candidatar profissionais com graduação completa – que atuem em Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) vinculados à Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) e os indicados pelo Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde do Ministério da Saúde (DGITS/SCTIE/MS).
Das vagas ofertadas, serão reservadas 10 (dez) vagas para profissionais indicados pelos NATS da Rebrats; 13 (treze) vagas para profissionais indicados pelo DGITS/SCTIE/MS; e 2 (duas) vagas destinadas a monitores do curso de especialização, membros da equipe do projeto de pesquisa vinculado ao contrato Termo de Execução Descentralizada (TED). O cadastro dos membros dos NATS indicados será verificado e autenticado pela Secretaria-Executiva da Rebrats antes da publicação do Resultado.
Com atividades presenciais e remotas, a Especialização contará com 11 módulos obrigatórios e o desenvolvimento e apresentação de trabalho de conclusão de curso em grupo. O início das aulas se dará em encontro presencial na Universidade de Brasília, na data provável de 24 e 25 de abril de 2026.
Interessados deverão realizar a inscrição exclusivamente on-line, por meio do portal SIGAA da UnB com o envio de toda a documentação comprobatória exigida e disposta no edital publicado pela instituição.