Serão investidos R$ 50 milhões em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) que desenvolvam pesquisas no tema


O Ministério da Saúde e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, acabam de lançar uma chamada pública para investimento em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em projetos que envolvam risco tecnológico para o diagnóstico e tratamento de pessoas com Doenças Negligenciadas, Tropicais e transmitidas por Vetores (DNTs) e outras doenças infecciosas afetando populações negligenciadas.

Interessados em participar devem submeter propostas até o dia 11 de março de 2022. Clique aqui para participar.

Serão investidos R$ 50 milhões de reais em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) que desenvolvam projetos voltados para reduzir a incapacidade causada por essas doenças, contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e seus familiares e melhorar o acesso aos serviços de saúde.

As propostas deverão ser apresentadas em arranjo institucional composto por uma única Instituição Proponente (convenente), que será responsável pelo gerenciamento e execução financeira do projeto e por pelo menos uma ICT Executora, que será responsável pela coordenação e execução técnica do projeto e, opcionalmente, por uma empresa parceira (interveniente cofinanciadora), que deverá obrigatoriamente aportar recursos financeiros no projeto.

Para a diretora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovações em Saúde do Ministério da Saúde, Vania Canuto, o combate às doenças negligenciadas é uma prioridade para o Ministério da Saúde e para a parceria da pasta com a Finep para incentivo à inovação tecnológica. “Essa chamada contribuirá fortemente para encontrar soluções que propiciem a redução da transmissão destas doenças e a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, afirmou.

O diretor de Inovação da Finep, Otávio Burgardt, celebra o impacto social que o investimento pode trazer. “É a Finep atuando em parceria com o Ministério da Saúde para transformar a ciência em benefício para os brasileiros mais desassistidos."

 

Linhas temáticas

Serão contemplados projetos incluídos em alguma das três linhas temáticas abertas:

1. Demandas Específicas das áreas finalísticas do Ministério da Saúde incluindo: Doença de Chagas; Leishmaniose; Leishmaniose tegumentar; Paracoccidioidomicose; Tuberculose pediátrica; Hanseníase; Toxoplasmose congênita.

2. Demandas do Complexo Industrial da Saúde incluindo: Leishmaniose; Toxoplasmose; Hanseníase; Febre Maculosa Brasileira; Tratamento Oncológico (PS: outras doenças com populações desassistidas).

3. Inovação em Diagnóstico e Abordagem terapêutica de DNTs.

As informações completas podem ser acessadas no site da Finep, em Chamadas Públicas.