Missão

Prestar assistência digna, humanizada e segura ao usuário portador de doenças infectocontagiosas e tropicais, e garantir uma formação acadêmica baseada em evidências científicas com atenção integral aos usuários do SUS.

História

O Centro de Medicina Tropical de Rondônia foi idealizado em 14 de fevereiro de 1988 através de placa comemorativa em nome do Governador Jerônimo Santana e do Secretário de Saúde a época Confúcio Ayres Moura, sendo oficialmente inaugurado pelo Decreto 4411, de 14.11.89, estruturado pelo Decreto 4506, de 22.01.90, reestruturado pela Lei Complementar 133 de 22.06.95, e transformado em Órgão de autonomia Administrativa Financeira através da lei complementar 196, de 22.12.97 e reestruturado pelo Decreto 8352, de 04.06.98. Está localizado na Avenida Guaporé, nº 415, bairro Lagoa, na cidade de Porto Velho – RO ele é um hospital de médio porte especializado, dispõe de 98 leitos hospitalares, referencia no atendimento às doenças infectocontagiosas e tropicais, tanto em nível ambulatorial como para internação, abrangendo tanto o município de Porto Velho, como todo o interior do estado e cidades circunvizinhas dos estados do Acre, Amazonas e ainda, pacientes oriundos da Bolívia. O Hospital atende programas do Ministério da Saúde tais como tuberculose, HIV/AIDS, blastomicoses, leishmanioses, malária, leptospirose, acidentes por animais peçonhentos, dengue e outras patologias relacionadas à saúde publica.   Para tal, dispõe de uma estrutura organizacional, regulamentada pela Lei Complementar Nº 332, de 27 de dezembro de 2005, Anexo IV, publicada no DOE. Nº 426, de 02/01/2006.

Estrutura

Possui 100 leitos, atende adultos portadores de doenças infectocontagiosas e tropicais, possui 07 leitos de UTI com 04 leitos de isolamento e 24 leitos de isolamento.

 

Como a instituição trabalha

É um hospital público de gestão estadual.  Atende demanda referenciada com as doenças elencadas.  É retaguarda da Rede de Urgência e Emergência do Estado de Rondônia.

 

Atividades de Disseminação

Apresentar aos membro do hospital a REBRATS e sua finalidade

Projetos atuais

1-Incidência de tétano acidental em hospital de referência da Amazônia ocidental. Descrição: Avaliar clínica e epidemiologicamente os casos de tétano atendidos em hospital terceirizado. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio de Almeida Basano - Coordenador / Glauce Anne Cardoso - Integrante.

2-ESTUDO SOBRE A PREVALÊNCIA DE FATORES DE RISCO PARA DCNT EM ESCOLARES DE MONTE NEGRO, RONDÔNIA. ESTUDO DE CORTE. Descrição: ESTUDO SOBRE A PREVALÊNCIA DE FATORES DE RISCO PARA DCNT EM ESCOLARES DE MONTE NEGRO, RONDÔNIA. ESTUDO DE CORTE. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio de Almeida Basano - Integrante / CAMARGO, LUÍS MARCELO ARANHA

3-ESTUDO DA EFICÁCIA DA IVERMECTINA X PLACEBO NO TRATAMENTO DA MANSONELOSE EM LÁBREA-AM.
Descrição: ESTUDO DA EFICÁCIA DA IVERMECTINA X PLACEBO NO TRATAMENTO DA MANSONELOSE EM ÁBREA-AM. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio de Almeida Basano - Integrante / CAMARGO, LUÍS MARCELO ARANHA.

4-ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE DCNT E DOENÇAS INFECTO-PARASITÁRIAS EM POPULAÇÃO RIBEIRINHA DE HUMAITÁ-AM. Descrição: ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE DCNT E DOENÇAS INFECTO-PARASITÁRIAS EM POPULAÇÃO RIBEIRINHA DE HUMAITÁ-AM..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Sergio de Almeida Basano - Integrante / CAMARGO, LUÍS MARCELO ARANHA.

5-PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE HEPATITE B E D DIAGNOSTICADOS NO CENTRO DE MEDICINA TROPICAL DE RONDÔNIA (CEMETRON) DA CIDADE DE PORTO VELHO-RO DOS ANOS DE 2010 A 2015. Descrição: O projeto visa traçar o perfil epidemiológico dos casos de Hepatite B e D notificados em um hospital de referência em Porto Velho. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio de Almeida Basano.

 

 Planos Futuros

ESTUDO DA EFICÁCIA DA IVERMECTINA X PLACEBO X ALBENDAZOLNO TRATAMENTO DA MANSONELOSE EM LÁBREA-AM. Descrição: ESTUDO DA EFICÁCIA DA IVERMECTINA X PLACEBO NO TRATAMENTO DA MANSONELOSE EM ÁBREA-AM. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio de Almeida Basano - Integrante / CAMARGO, LUÍS MARCELO ARANHA.

Responsável

RAQUEL GIL COSTA – Diretora Geral Adjunta

Contato

69-3216-8541 e 69-98482-1391