A Rede de Inovação e Aprendizagem em Gestão Hospitalar (Rede InovarH) foi criada em março de 2006 pela Portaria do Ministério da Saúde No 1733 de 28 e julho de 2006 e apoio da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS). A Rede InovarH/Ba possui extensa capilaridade entre os hospitais do Estado da Bahia, Secretária Estadual da Saúde do Estado da Bahia e Secretarias Municipais do Estado da Bahia, atuando como instância de articulação institucional desenvolvendo ações que aproximam os serviços (hospitais, Secretarias Municipais de Saúde e Centros de Referência), as organizações públicas (SESAB, MS, OPAS, UFBA), a sociedade civil organizada (Conselho de Secretários Municipais de Saúde – COSEMS, Comissão Intergestores Bipartite - CIB, Conselhos Profissionais), Unidades da UFBA e outras Universidades.

 

Missão

Fomentar a comunicação e a difusão de inovações entre organizações prestadoras de serviços de saúde no Estado da Bahia, fortalecendo vínculos institucionais necessários à melhoria contínua da qualidade e adoção de boas práticas de Gestão.

 

Como a Instituição trabalha

A Rede InovarH trabalha estimulando o desenvolvimento de práticas gerenciais de excelência nas organizações prestadoras de Atenção à Saúde no Estado da Bahia, através do desenvolvimento e difusão de inovações e do funcionamento em rede.

Para a constituição da rede, as organizações assinam um Termo e Adesão, o qual contém os critérios para participação e compromissos assumidos pelas partes.

Como atividades de pesquisa a Rede InovarH, mediante apresentação de Projetos pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Observa Políticas, vem obtendo apoio da Fapesb, estando em andamento dois Projetos de Pesquisa do PPSUS.

 

HISTÓRIA E ESTRUTURA (experiência no campo da ATS)

Do ponto de vista organizacional a Rede InovarH/Ba, se insere no Grupo de Pesquisa Observa Políticas Públicas, com a linha de Pesquisa sobre Gestão e Inovação de Serviços de Saúde. São objetivos da Rede InovarH:

  • Desenvolver competências e habilidades para o gerenciamento de organizações de saúde, mediante o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação.
  • Estimular o trabalho em rede, nas organizações prestadoras de serviços de saúde no Estado da Bahia, consoante os princípios e necessidades do SUS.
  • Propiciar condições para que as decisões gerenciais sejam tomadas com base em informações.
  • Institucionalizar a cultura do planejamento estratégico e participativo, monitoramento e avaliação do processo de gestão hospitalar.
  • Estimular a adoção de melhorias contínuas, promovendo a qualidade e a redução dos custos hospitalares.
  • Monitorar e alimentar o Sistema de Informações Gerenciais, mantendo atualizado um banco de dados com informações gerenciais para os hospitais do SUS, de modo a construir uma série histórica que propicie o conhecimento do micro espaço hospitalar.
  • Incentivar o uso do ambiente WEB entre hospitais, a partir da difusão e do compartilhamento de conhecimentos científicos, tecnológicos e de práticas gerenciais de sucesso em administração hospitalar.
  • Viabilizar a cooperação técnica entre os hospitais públicos e demais serviços de saúde.
  • Promover a imagem organizacional dos hospitais públicos no Estado da Bahia.
  • Estimular os gestores dos hospitais para que desenvolvam relações de parcerias com as Universidades e outras instituições, de modo a realizar projetos que promovam a inclusão digital.

Para desenvolver seus objetivos a Rede InovarH desenvolve Projetos e atividades de modo a manter a sua sustentabilidade.

No que se refere à ATS o foco da Rede InovarH é sobre Gestão de Tecnologias, especificamente as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e Sistemas de Informações Gerencias (SIG); gestão do conhecimento em serviços de saúde; Redes de aprendizagem e inovação gerencial em serviços de saúde.

Mais informações: http://www.inovarh.ufba.br/