Acesso já está disponível de forma gratuita aos interessados no tema 

Como parte da estratégia de capacitação de profissionais que atuam com Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), o Hospital Moinhos de Vento (HMV), em parceria com o Ministerio da Saúde, por meio do Programa PROADI-SUS, tem desenvolvido cursos sobre o tema. Dois projetos estão com inscrições abertas, sem nenhum custo. A modalidade é EAD, autoinstrucional, e todos os cursos ficarão disponíveis para acesso até o 31 de dezembro de 2026. 

Confira no quadro abaixo. 

Projeto Diretrizes 

Oferta o curso "Desenvolvimento de Diretrizes Clínico-Assistenciais" que busca capacitar os profissionais a compreender o panorama de desenvolvimento de diretrizes clínico-assistenciais no Brasil, avaliar criticamente diretrizes clínico-assistenciais; e desenvolver diretrizes clínico-assistenciais, incluindo Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT). 

Projeto ATS-Educação 

Dez cursos sobre diferentes assuntos dentro da ATS recebem inscrições. Mesmo sendo desenvolvidos para atingir, principalmente, servidores das Secretarias Estaduais de Saúde, os conteúdos ofertados trazem conceitos que aplicam-se em diferentes cenários. Podem se inscrever estudantes e profissionais atuantes em Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) que apoiam atividades da Conitec, bem como outros estudantes e profissionais que atuam nas áreas de gestão em saúde, avaliações de tecnologias em saúde (ATS), entre outras.

Nos links abaixo, confira também a carga horário de cada um dos cursos. 

Conceitos e aplicações da ATS: https://edx.hospitalmoinhos.org.br/course/conceitos-e-aplicacoes-da-ats.

ATS no mundo, no Brasil e no SUS: https://edx.hospitalmoinhos.org.br/course/ats-no-mundo-no-brasil-e-no-sus.

Produtos em ATS: https://edx.hospitalmoinhos.org.br/course/produtos-em-ats.

Saúde baseada em evidências: https://edx.hospitalmoinhos.org.br/course/saude-baseada-em-evidencias.

Introdução à revisão sistemática e metanálise: https://edx.hospitalmoinhos.org.br/course/introducao-a-revisao-sistematica-e-metanalise.

Avaliação crítica dos estudos: https://edx.hospitalmoinhos.org.br/course/avaliacao-critica-dos-estudos.

Introdução ao monitoramento do horizonte tecnológico (MHT): https://edx.hospitalmoinhos.org.br/course/introducao-ao-monitoramento-do-horizonte-tecn.

Introdução à economia da saúde, financiamento e custos em saúde: https://edx.hospitalmoinhos.org.br/course/introducao-a-economia-da-saude-financiamento.

Introdução à análise de impacto orçamentário (AIO): https://edx.hospitalmoinhos.org.br/course/introducao-a-analise-de-impacto-orcamentario.

Introdução à modelagem econômica em saúde: https://edx.hospitalmoinhos.org.br/course/introducao-a-modelagem-economica-em-saude.