Atualmente a Rede é composta por 113 Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), localizados em todas as regiões do país

Em 2023 a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) atingiu a marca de 113 Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) cadastrados, denotando um aumento de 12% em relação ao ano anterior. Todos os pedidos submetidos são analisados e aprovados pelo Comitê Gestor da Rede, passando também pela avaliação da capacidade técnica para delinear sua classificação.

Conheça os novos NATS cadastrados na Rede aqui.

Atualmente, os NATS são categorizados em três áreas:

  • Avaliação Econômica;
  • Síntese de Evidências;
  • Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT).

Além disso, em 2021 e 2023, foi aplicado um questionário com o objetivo de atualizar o mapeamento e a capacidade técnica de cada Núcleo, assim como para planejar as ações de fomento e capacitação no campo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS).

A autenticidade dos dados declarados é importante para o planejamento de ações de capacitação para Rede, baseada em trilhas de aprendizagem. Adicionalmente, os NATS que já se encontram em nível avançado quanto a capacidade de elaborar estudos de ATS, especialmente nos eixos Síntese de Evidência e PCDT, podem estabelecer parcerias com a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) por meio da contratação imediata para prestação de serviços ao Departamento de Gestão de Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS).

A Rebrats desenvolve atividades para a disseminação do conhecimento, capacitação de recursos humanos, padronização de metodologias e monitoramento de tecnologias novas e emergentes.

O resultado preliminar do levantamento e da classificação dos NATS foi divulgado pela Rede em agosto de 2023 e pode ser conferido no link

Como se tornar um membro da Rede

Para se tornar membro da Rede, os NATS pertencentes a uma instituição pública ou privada sem fins lucrativos deverão:

Conhecer as Normas de Organização e Funcionamento da Rebrats; 
Preencher o Termo de Adesão; 
Preencher a Ficha de Cadastro da Instituição; 
Preencher o Formulário de Declaração de Conflito de Interesse; 
Preencher o Roteiro de Apresentação da Instituição. 

Os documentos acima deverão ser devidamente preenchidos e encaminhados para o endereço eletrônico: rebrats@saude.gov.br