Levantamento apresenta especificações quanto às competências técnicas das equipes

A Secretaria-Executiva da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) divulgou a versão atualizada da Classificação dos NATS, levantamento que apresenta especificações quanto às competências técnicas das equipes. A nova lista contempla a revisão da classificação anterior, o número atualizado de Núcleos que ingressaram na Rede até o final de 2023, além das avaliações de todos os pedidos de manifestação e recursos feitos no período.

Acesse o documento atualizado aqui.

Com o apoio da Coordenação-Geral de Gestão Estratégica de Tecnologias em Saúde (CGGTS) do Departamento de Gestão de Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS) do Ministério da Saúde, o trabalho de categorização dos NATS tem sido feito com regularidade a fim de mapear a capacidade técnica dos Núcleos e fortalecer o planejamento de ações de fomento e capacitação no campo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS).

O processo de mapeamento e categorização passa por três eixos: 

  • Síntese de Evidência:
  • Avaliação Econômica;
  • Diretrizes/Protocolos Clínicos (PCDT).

Aliados aos eixos, os NATS foram classificados de acordo com o nível de conhecimento técnico dos profissionais. As informações são provenientes autodeclaração e foram encaminhadas à Secretaria-Executiva da Rebrats por meio de formulário aplicado em 2021 e 2023, dessa forma, foi possível segmentá-los em três níveis de competência:

  • Básico: conhece a metodologia e sabe interpretar documentos e seus resultados:
  • Intermediário: tem domínio da tecnologia de forma adequada, conseguindo executar etapas do processo;
  • Avançado: capaz de executar todas as etapas da metodologia de forma autônoma, orientar grupos de trabalho e realizar planejamento.

Com essa ação, a Rebrats busca ampliar o trabalho realizado em parceria com a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), aprimorar o planejamento de ações de capacitação para os membros, baseada em trilhas de aprendizagem, e realização de parcerias de apoio dos NATS ao Ministério da Saúde e Rebrats, daqueles que já se encontram em nível avançado.

Saiba mais sobre os NATS aqui.