Interessados devem enviar os resumos por meio do site oficial do evento
O prazo de submissão dos trabalhos para o V Congresso da Rebrats – Novos Horizontes na ATS: da inovação à incorporação foi prorrogado até o dia 18 de setembro. O evento será realizado entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, presencialmente, em Brasília(DF).
Confira a retificação do edital.
Segundo a chamada pública as propostas de trabalho, exceto para o Democratizando ATS, devem atender a um dos três eixos temáticos, são eles:
• Inovação em ATS e monitoramento de tecnologias: serão aceitos estudos que visem a identificar, filtrar e priorizar tecnologias de saúde novas e emergentes considerando uma tecnologia específica ou uma condição de saúde/doença e o conjunto de tecnologias em saúde envolvidas no seu tratamento, prevenção ou controle. Incluem a avaliação ou previsão de impactos na saúde, nos custos, na sociedade e no sistema de saúde, e a informar gestores e administradores de serviços, bem como agências de fomento e institutos de pesquisa. Abarcam estudos inovadores nas linhas de alerta precoce ou prospecção tecnológica; Monitoramento do Horizonte Tecnológico (MHT) para uma tecnologia específica ou uma condição de saúde/doença; monitoramento das tecnologias após incorporação; avaliação de desempenho de tecnologias em saúde; informes e alertas de MHT; e análise de dados de mundo real de tecnologias em saúde.
• ATS aplicada: serão aceitos estudos sobre a aplicação da ATS ao comparar tecnologias em saúde do ponto de vista clínico ou econômico, ao estimar os custos e/ou o impacto orçamentário. Abarcam conceitos, ferramentas e métodos em avaliação de tecnologias em saúde; processos de avaliação de tecnologias em saúde; síntese de evidências científicas sobre a eficácia, a acurácia, a efetividade e a segurança de tecnologias em saúde; síntese de evidências qualitativas de tecnologias em saúde; análise de custos em saúde; avaliação econômica; modelos analíticos/matemáticos de decisão em saúde; análise de impacto orçamentário; e Diretrizes Clínicas.
• Impactos sociais da ATS: serão aceitos estudos sobre a avaliação do acesso a tecnologias em saúde ou as preferências dos pacientes, aspectos organizacionais, éticos, sociais e ambientais. Abarcam estudos de utilidade ou desfechos em saúde relatados pelos pacientes; equidade e acesso às tecnologias em saúde; análise de preferências dos pacientes e cuidadores; acesso e/ou viabilidade econômica de tecnologias em saúde; ética em avaliação de tecnologias em saúde; impactos sociais e ambientais da incorporação de tecnologias em saúde; implementação de políticas públicas relativas à gestão, ao financiamento e ao acesso a tecnologias em saúde; institucionalização da avaliação de tecnologias em saúde na gestão do Sistema Único de Saúde e nos NATS-membro da Rebrats; sustentabilidade da incorporação de tecnologias em saúde; gestão em saúde e/ou políticas públicas relativas à gestão, ao financiamento e ao acesso a tecnologias em saúde.
Já para a modalidade Democratizando a ATS, os participantes deverão enviar trabalhos que contemplem iniciativas locais implementadas, tais como informe, boletim, podcasts, webinários, game, talk shows, e demais formatos que contemplem a proposta de traduzir estudos de ATS para uma linguagem acessível e compreensiva.
Os trabalhos submetidos serão avaliados por comissões técnico-científicas, que analisarão critérios como relevância para sistemas de saúde, aplicabilidade e tradução do conhecimento, inovação e originalidade.
Os resumos deverão ser enviados por meio da plataforma oficial do evento.