Evento será realizado em Brasília (DF), em outubro. A programação abre espaço para discutir oportunidades e desafios que perpassam o ciclo de vida de novas tecnologias.
O V Congresso da Rebrats será realizado de 29 de outubro a 1º de novembro, em Brasília (DF). Com o tema central Novos Horizontes na ATS: da inovação à incorporação, a programação contará com cursos pré-congresso, mesas redondas, Café com Inovação, Encontro Nacional dos NATS, além de novas atrações, como Democratizando a ATS. Em sua quinta edição, o evento será realizado junto à international HealthTechScan (iHTS), uma rede global de organizações e agências que se dedicam à identificação e avaliação de tecnologias emergentes na área da saúde.
A programação destaca a relevância da evolução tecnológica nos sistemas de saúde atuais. Nesse contexto de crescente de inovação, será discutida a importância da a Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) para que a decisão em saúde tenha parâmetros definidos, de eficácia, segurança e custo-efetividade na prática clínica, O Congresso também vai agregar discussões sobre métodos de avaliação, incluindo de impacto econômico, além dos desafios regulatórios no setor. O tema abre espaço para discutir tanto as oportunidades quanto os desafios que perpassam o ciclo de vida de novas tecnologias.
Em sua quinta edição, o congresso tem como principal objetivo não apenas fomentar o avanço do conhecimento científico, mas incentivar a colaboração entre pesquisadores, profissionais de saúde e entusiastas da ATS. Esse diálogo é fundamental para melhorar os resultados de saúde e a qualidade de vida dos pacientes, por meio de uma tomada de decisão mais informada e baseada em evidências.
O Congresso da Rebrats representa um marco importante na história da avaliação tecnológica em saúde no Brasil, sendo uma iniciativa essencial para expandir a temática em todo o país, conectando instituições acadêmicas, profissionais e de saúde. Além de promover a colaboração entre o Brasil, redes e agências internacionais, fortalece a troca de experiências positivas entre os participantes e busca disseminar conhecimento, abordando temas emergentes e inovadores no campo da ATS.
Em sua última edição, realizada em outubro de 2023, o evento recebeu mais de 35 palestrantes nacionais e internacionais, que se apresentaram durante os dias de programação científica em Brasília (DF). Além disso, 294 trabalhos foram submetidos e 204 aprovados.
Submissão de Trabalhos
Esta edição do Congresso da Rebrats contará com submissão de trabalhos, que deverão atender a um dos três eixos temáticos:
• Inovação em ATS e monitoramento de tecnologias: serão aceitos estudos que visem a identificar, filtrar e priorizar tecnologias de saúde novas e emergentes considerando uma tecnologia específica ou uma condição de saúde/doença e o conjunto de tecnologias em saúde envolvidas no seu tratamento, prevenção ou controle. Incluem a avaliação ou previsão de impactos na saúde, nos custos, na sociedade e no sistema de saúde, e a informar gestores e administradores de serviços, bem como agências de fomento e institutos de pesquisa. Abarcam estudos inovadores nas linhas de alerta precoce ou prospecção tecnológica; Monitoramento do Horizonte Tecnológico (MHT) para uma tecnologia específica ou uma condição de saúde/doença; monitoramento das tecnologias após incorporação; avaliação de desempenho de tecnologias em saúde; informes e alertas de MHT; e análise de dados de mundo real de tecnologias em saúde.
• ATS aplicada: serão aceitos estudos sobre a aplicação da ATS ao comparar tecnologias em saúde do ponto de vista clínico ou econômico, ao estimar os custos e/ou o impacto orçamentário. Abarcam conceitos, ferramentas e métodos em avaliação de tecnologias em saúde; processos de avaliação de tecnologias em saúde; síntese de evidências científicas sobre a eficácia, a acurácia, a efetividade e a segurança de tecnologias em saúde; síntese de evidências qualitativas de tecnologias em saúde; análise de custos em saúde; avaliação econômica; modelos analíticos/matemáticos de decisão em saúde; análise de impacto orçamentário; e Diretrizes Clínicas.
• Impactos sociais da ATS: serão aceitos estudos sobre a avaliação do acesso a tecnologias em saúde ou as preferências dos pacientes, aspectos organizacionais, éticos, sociais e ambientais. Abarcam estudos de utilidade ou desfechos em saúde relatados pelos pacientes; equidade e acesso às tecnologias em saúde; análise de preferências dos pacientes e cuidadores; acesso e/ou viabilidade econômica de tecnologias em saúde; ética em avaliação de tecnologias em saúde; impactos sociais e ambientais da incorporação de tecnologias em saúde; implementação de políticas públicas relativas à gestão, ao financiamento e ao acesso a tecnologias em saúde; institucionalização da avaliação de tecnologias em saúde na gestão do Sistema Único de Saúde e nos NATS-membro da Rebrats; sustentabilidade da incorporação de tecnologias em saúde; gestão em saúde e/ou políticas públicas relativas à gestão, ao financiamento e ao acesso a tecnologias em saúde.
Confira a chamada para submissão de trabalhos aqui.
international HealthTechScan (iHTS)
A international HealthTechScan (iHTS), rede global de organizações e agências que se dedicam à identificação e avaliação de tecnologias emergentes na área da saúde, participa desta edição do congresso. Durante a programação e cursos pré-congresso, serão abordados temas de interesse em comum entre a rede e a Rebrats. Essa parceria internacional tem como objetivo melhorar a qualidade dos estudos de Monitoramento de Horizonte Tecnológico (MHT), de impacto da ATS em âmbito social e refletir sobre as perspectivas de inovação na área.
Os prazos para submissão de trabalhos serão divulgados em breve. Para receber informações sobre a Rede e novidades do evento, assine o Informe da Rebrats preenchendo o formulário.