A partir do dia 31 de agosto de 2015 estarão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências em Brasília – DF, oferecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde - PROADI-SUS.
Essa especialização busca desenvolver o conhecimento, habilidades e atitudes, por meio de abordagens pedagógicas inovadoras, visando a contribuir para que as políticas de saúde usem as melhores evidências científicas disponíveis para aperfeiçoar os resultados. Dentre as estratégias educacionais, destaca-se a elaboração de quatro projetos aplicativos que incorporam a utilização dos conhecimentos para a tomada de decisão.
Objetivo: Desenvolver capacidades dos gestores e outros atores envolvidos no processo decisório mediante uso sistemático e transparente do conhecimento científico na formulação e implementação das políticas de saúde.
Público alvo: Formuladores de políticas e tomadores de decisão dos governos federal e do Distrito Federal, gestores de sistemas locais de saúde, apoiadores da gestão de saúde, pesquisadores interessados e membros da sociedade civil organizada.
Vagas: 40 para o Distrito Federal.
Modalidade: aulas a distância e encontros presenciais.
Carga horária: 360 horas (288 horas presenciais em Brasília-DF e 72 horas à distância em plataforma interativa).
Período do curso: Abertura e aula inicial – 02 a 04 de dezembro de 2015; Encontros presenciais mensais – fevereiro a outubro de 2016.
Avaliação: Frequência mínima de 75% nas atividades presenciais; desempenho satisfatório nas atividades presenciais e a distância; e conceito satisfatório nos trabalhos desenvolvidos.
Titulação: Especialista em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências.
Inscrições: De 31/08/2015 a 04/09/2015 – a ficha de inscrição e o memorial descritivo serão disponibilizados em link específico na página da EVIPNet Brasil .
Perfil do candidato: Graduação completa, além de, preferencialmente:
- Exercer ou ter exercido atividades no âmbito da gestão, formulação e implementação de políticas públicas de saúde, inclusive em áreas de educação ou pesquisa;
- Exercer ou ter exercido atividades acadêmicas na área de pesquisa, inclusive os que estão cursando programas de mestrado ou doutorado;
- Ser membro da Sociedade Civil Organizada envolvido em atividades ou projetos relacionados à saúde, educação e pesquisa;
- Ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais e acesso a computadores e recursos de conectividade na Internet.
Resultado final: 30/09/2015 (data prevista).
Mais informações: Cronograma, critérios de seleção e outras informações mais detalhadas no Termo de Referência anexo.
Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – iep@hsl.org.br – (11) 3394 0100; site EVIPNet Brasil – http://brasil.evipnet.org