Apresentação:

A Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás “Cândido Santiago” (ESAP-GO) coordena, integra, planeja, gerencia e executa ações, no Estado de Goiás, da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Realiza também articulação interinstitucional para fomento ao ensino e pesquisa, estabelecendo parcerias com Instituições de Ensino Superior, Ensino Técnico Profissional e outras instituições e associações formadoras para o Sistema Único de Saúde (SUS).

História e estrutura:

1980 – Foi criada a Escola de Auxiliar de Enfermagem, do Hospital Geral de Goiânia (HGG), objetivando formar alunos nesta área para atender à demanda daquela instituição.

1985 – O Centro Formador de Pessoal de Nível Médio e Elementar para a Área da Saúde torna-se sucessor da Escola de Auxiliar de Enfermagem, no espaço físico do extinto Hospital JK, com infra-estrutura de refeitório, alojamento e auditório.

1988 – Com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) amplia-se a cobertura de atuação do Centro Formador a todos os trabalhadores do SUS, abrangendo todo o processo de capacitação, qualificação e habilitação profissional na área da saúde. Pela Resolução nº 089-CEE, de 11/agosto/1988, o Centro Formador de Pessoal de Nível Médio e Elementar para a área de Saúde/INAMPS ficou autorizado a ministrar os cursos “Técnico em Higiene Dental” e “Visitador Sanitário”.

1993 – Por intermédio da Resolução nº 530-CEE, de 26/março/1993, o Centro Formador de Pessoal de Nível Médio e Elementar para a área de Saúde foi designado sucessor da Escola de Auxiliar de Enfermagem do HGG/INAMPS, integrando o “Projeto Larga Escala”. Seu propósito era o de ofertar cursos a profissionais engajados na força de trabalho do SUS, demandados pela rede de saúde, em nível de qualificação e habilitação, nas subáreas de Enfermagem e Saúde Bucal.

2002 – Por intermédio do Decreto nº 5.647, de 27/agosto/2002, efetivou-se a criação do Centro de Educação Profissional de Saúde do Estado de Goiás (CEP-SAÚDE), como unidade administrativa complementar da Secretaria de Estado da Saúde e integrante do Sistema Estadual de Educação Profissional, tendo como missão promover a educação profissional na área da saúde, ofertando cursos centralizados e descentralizados, nos níveis básico e técnico; levando em conta o avanço do conhecimento, a incorporação crescente de novos métodos, processos de produção e distribuição de bens e serviços e a formação dos indivíduos para o exercício pleno da cidadania.

2005 – Criação da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás “Cândido Santiago” (ESAP-GO), pela Lei nº 15.260.

A ESAP-GO atualmente é administrada por uma superintendência

Missão:

Promover a educação permanente, pesquisa científica e inovação tecnológica em saúde em Goiás, com foco no fortalecimento do SUS e na melhoria da qualidade de vida da população.

Como a instituição trabalha:

Para a disseminação dos resultados das pesquisas, projetos e cursos, a equipe utiliza os seguintes meios:

A ESAP-GO promove bianualmente a Jornada Científica da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás.

A ESAP-GO tem os seguintes parceiros:

A Coordenação de ATS realiza a avaliação de medicamentos e outras tecnologias, solicitadas judicialmente ou pré-judicialmente, com emissão de Notas Técnicas de Revisão Rápida para iniciar processo de incorporação de tecnologias pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás.

A ESAP-GO pretende fomentar e consolidar a ATS, no SUS em Goiás, e ser um centro de referência regional no assunto.

Informações para contato: