O Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA) vai oferecer, entre os dias 7 e 15 de outubro, o curso Métodos de micro-custeio aplicados a avaliações econômicas de saúde. Esta é a 2ª edição do evento, promovido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para ATS (INCT-IATS), parceria entre o HCPA e a Fundação Médica do Rio Grande do Sul (FundMed).

As inscrições podem ser feitas no portal da FundMed até o dia 20 de setembro. A ministrante do curso será a Dra. Ana Paula Beck da Silva Etges, pós-doutoranda e pesquisadora no IATS em projetos de gestão de saúde baseada em valor e métodos de análise econômica.

Micro-custeio: uma análise global

Entender e avaliar as opções de valoração para serviços complexos, e que demandam uma utilização volumosa de recursos humanos. Este é o objetivo do uso do método de microcusteio para estudo em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS).

O método permite detalhar ao máximo o custo de um tratamento ou procedimento, com base em questionários, entrevistas e classificações contábeis, por exemplo. Envolve também a coleta de informações com participantes em ensaios clínicos e questionários via correio, coletando dados primários e fundamentais para a avaliação de custo dos processos analisados.

Para mais informações sobre o assunto, acesse as Diretrizes de Avaliação Econômica do Ministério da Saúde.