O Ministério da Saúde e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) abriram chamada pública para que pesquisadores possam receber incentivos financeiros para a realização de estudos voltados à área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). Ao todo, foram destinados cerca de 1 milhão de reais, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), para apoiar às atividades e pesquisas que visem contribuir para a resolução dos problemas prioritários de saúde da população brasileira e para o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Chamada Pública fortalece a pesquisa como subsídio no aprimoramento das políticas públicas de saúde além de auxiliar gestores na tomada de decisões baseadas nas melhores evidências. Os temas da Chamada são oriundos da rotina de trabalho de profissionais e gestores do MS que identificaram lacunas e hipóteses para as quais carecem de resposta objetiva e informada por evidência.

A gestão do MS aposta em pesquisas por acreditar que estas são capazes de produzir achados que podem ter implicações tanto para continuidade e avaliação das ações que estão sendo realizadas, quanto para fornecer as informações para ajustá-las.

A chamada apresentou 42 temas de pesquisa. Foram submetidas um total de 136 propostas. Destas, 2 (1.5%) estavam fora dos 42 temas dachamada.O número mediano de projetos por tema foi de 2 com intervalo interquartil (IQR) de 1 até 5.Dos 42 temas, 32 (74%) receberam pelo menos duas propostas. O número máximo de propostas em um tema foi 11.

Dos 42 temas, quatro não receberam nenhuma proposta. Estes foram:

  1. Parecer técnico científico da acurácia da técnica Nitratase e do LPA (LineProbeAssay)comparados ao teste de sensibilidade para o diagnóstico de Tuberculose resistentes.
  2. Custo-efetividade das estratégias farmacológicas para prevenção de deficiência da vitaminaA em populaões pediátricas.
  3. Custo-efetividade da utilização de meios líquidos para realização de cultura quandocomparada com a utilização de meios sólidos para os pacientes com tuberculose em relação aos desfechos redução do tempo entre a coleta da amostra e a emissão do resultado do testede diagnóstico e aumento da chance de cura clínica/comprovada comparada.
  4. Custo-efetividade da estratégia de quimioprofilaxia de parasitoses intestinais em populaçõespediátricas.

Serão contratados os 17 projetos que obtiveram as melhores notas, em ordem decrescente de classificação, de acordo com o limite orçamentário disponível para a Chamada, 1 milhão de reais.

Classificação Final e projetos aprovados na Chamada de Apoio Financeiro a Estudos em Avaliação de Tecnologias em Saúde.

 

 

Título

Coordenador

Nota Final

Revisão sistemática sobre a acurácia dos equipamentos de diagnóstico por imagem que utilizam técnicas de síntese de imagem (tomossíntese).

Vania Nunes

9,1

Efetividade comparativa dos medicamentos modificadores do curso da doença utilizados na artrite reumatoide disponíveis no Sistema Único de Saude.

Juliana Alvares

9

Custo-efetividade a da quimioprofilaxia da influenza A (H1N1).

Taís Galvão

9

Parecer técnico cientifico sobre a eficácia e segurança da redução do número (<6) de consultas de pré-natal para gestantes habituais e de alto risco.

Marilza Rudge

8,3

Custo-efetividade do uso de coleiras impregnadas com inseticida em cães como medida de controle adicional comparada às medidas de controle atualmente adotadas no Brasil (eutanásia de cães infectados e controle químico residual do vetor) na redução da incidência da leishmaniose visceral humana.

Guilherme Werneck

8,5

Custo-efetividade da terapia de reidratação endovenosa comparada a terapia de reidratação oral para o tratamento de gastroenterite aguda (doença diarreica aguda) sem desidratação grave.

Gabriela Mosegui

7,95

Revisão sistemática sobre o perfil dos principais agentes circulantes de resistência microbiana.

Flavia Elias

8

Custo-efetividade do tratamento em massa de malária em comparação com o tratamento apenas de casos positivos de malária em áreas de baixa transmissão.

Claudia Pereira

8

Parecer técnico científico sobre os efeitos do implante de cardiodesfibrilador (CDI), comparado ao uso de amiodarona, na mortalidade, ocorrência de morte súbita e qualidade de vida em pacientes na forma cardíaca da doença de Chagas com instabilidade elétrica ventricular.

Everton Silva

7,4

Custo-efetividade da técnica de HRM (High Resolution Melt) comparada ao sequenciamento genômico para detecção de mutações associadas à resistência em genes conhecidos do M. leprae em pacientes com hanseníase com suspeita de recidiva associada à resistência.

Marcelo Nita

7,3

Custo-efetividade do uso de acelerador de prótons comparado ao de fótons em pacientes oncológicospediátricos e gestantes.

Flavia Miranda

7,3

Comparação indireta das terapias modificadoras da doença na esclerose múltipla remitente-recorrente.

Astrid Souza

6,6

Parecer técnico cientifico sobre telediagnóstico por imagem comparado a pratica convencional.

Silke Weber

6,5

Parecer técnico cientifico sobre Oxigenoterapia Hiperbárica em Unidades de Tratamentos Intensivos no que se refere a diminuição do tempo de internação.

Handerson Leite

6,5

Parecer técnico cientifico sobre a efetividade do tomógrafo de impedânciaelétrica pulmonar comparado a terapias ventilatórias convencionais em relação ao tempo de internação.

Roberto Silva

6,5

Parecer técnico cientifico avaliando o controle reprodutivo (castração) em massa da população canina para a diminuição de casos humanos de zoonoses.

Danielle Soares

6,5

Parecer técnico cientifico sobre a eficácia e segurança de produtos fluoretados para prevenção de carie em populações com alto risco de carie em localidades remotas e sem acesso a agua fluoretada.

Katia Zeredo

6,1