O Ministério da Saúde (MS) por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) reconhece a colaboração dos pesquisadores e suas pesquisas como indispensáveis para o desenvolvimento das políticas públicas de saúde no país. No último dia 12 de novembro realizou, em Brasília, a cerimônia de entrega do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS 2015 e o Seminário de Discussão de Avaliações de Tecnologias em Saúde dos projetos financiados pelo departamento. 
O evento reuniu cerca de cem pessoas e contou com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia, Adriano Massuda, que destacou que “o prêmio é uma importante iniciativa para estímulo e reconhecimento do papel do pesquisador em saúde no desenvolvimento social e econômico do país”. 
Desde 2002, o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS faz parte da estratégia da SCTIE/MS para promoção dos trabalhos-científicos que atendam às necessidades do Sistema Único de Saúde, que na sua décima quarta edição teve 517 trabalhos inscritos, 24 selecionados e destes, quatro dividiram o prêmio de R$ 140.000,00 (cento e quarenta mil reais). 
A cerimônia de entrega contou ainda com a presença da diretora substituta do Decit/SCTIE/MS, Márcia Motta, a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (COSEMS/RN), Débora Costa e o coordenador da Unidade Técnica de Medicamentos e Tecnologia em Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), José Maria Parisi. 
Outra estratégia da SCTIE é o fomento à pesquisa e o Seminário de Discussão de Avaliações de Tecnologias em Saúde dos projetos financiados pelo Decit/SCTIE/MS proporcionou a apresentação dos resultados dos estudos, assim como o debate sobre a avaliação de tecnologias em saúde. Foram 16 estudos que apresentaram resultados nas áreas da Atenção Básica, Telessaúde e Doenças Crônicas. 

Saiba Mais!! link: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/sctie/noticias-sctie/20769-ms-incentiva-ciencia-e-tecnologia-em-saude