left Nos dias 21 e 22 de outubro aconteceram conferências públicas sobre a situação atual da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) nos sistemas de saúde a  cargo da especialista espanhola Laura Sampietro.

 A ATS tem desenvolvimento recente na região do Uruguai e é considerada uma ponte entre o saber acadêmico e a tomada de decisões em políticas de saúde.  O papel da ATS é essencial na compreensão do crescente desenvolvimento de tecnologias em saúde de o impacto organizacional, ético, social e econômico  que derivam de sua incorporação.

 Laura Sampietro é doutora em medicina e cirurgia pela Universidade Autônoma de Barcelona, especialista em medicina preventiva e saúde pública e mestre  em ciências da saúde pública (MscPH) pela Universidade Emory de Atlanta, EUA. Foi presidente da Health Technology AssessmentInternational (HTAi) e  trabalhou durante vários anos como integrante da International Network of Agencies for Health Technology Assessment (INAHTA).

Atualmente, ela é responsável pela Unidade de Avaliação de Inovações e Novas Tecnologias Médicas do Hospital Clinic de Barcelona, um hospital de referência na Espanha no campo da saúde, pesquisa e formação médica.

As conferências ocorreram como preparação ao Curso Internacional sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde: equidade, qualidade e transparência do sistema, que aconteceram nos dias 23 e 24 de outubro no Centro de Estudos em Seguridade Social, Saúde e Administração do Banco de Previsão Social, dirigidas a profissionais vinculados à saúde e organizadas pelo Ministério da Saúde Pública, pelo Fundo Nacional de Recursos, pela Faculdade de Química e de Medicina da Universidade da República (Udelar), pela Organização Pan-Americana da Saúde, pelo Sindicato Médico do Uruguai e pela Associação de Química e Farmácia do Uruguai.

Detalhes das conferências:

-        Quarta-feira, 21 de outubro, de 18:00 a 19:00 – Salão de Atos do Ministério de Saúde Pública

A avaliação de tecnologias na gestão dos serviços de saúde

-        Quinta-feira, 22 de outubro, de 18:00 a 19:00 – Sala Maggiolo da Universidade da República

O papel da avaliação de tecnologias em saúde na equidade, qualidade e sustentabilidade dos sistemas de saúde

Tags: