Na última quinta-feira (27), o Ministério da Saúde lançou um aplicativo do Sistema Único de Saúde, onde todos os cidadãos cadastrados no SUS podem registrar informações sobre a própria saúde e se conectar com o médico.

O novo aplicativo, já disponível para Android e com previsão para novembro na Apple Store, possibilita que o paciente marque todas as taxas de glicemia e pressão para saber a evolução do tratamento. Além disso, é possível registrar as alergias, os medicamentos usados, adicionar contatos de emergência e compartilhar informações com médicos que estão realizando o acompanhamento, para traçar um diagnóstico mais adequado ao histórico do paciente.

Com o tempo, o aplicativo será aperfeiçoado para poder alertar sobre as consultas marcadas, solicitar o agendamento e buscar os serviços oferecidos com a ajuda de um mapa.

O registro do conjunto de informações por meio da identificação do usuário é extremamente importante porque, a partir das informações reunidas, será possível acompanhar melhor a saúde dos pacientes e garantir uma atenção ainda mais adequada aos brasileiros que utilizam a rede pública de saúde. Também será possível organizar ainda mais a rede de atendimento e a oferta dos serviços de saúde em todo o país.