Agência FAPESP – A FAPESP, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, anunciam uma nova chamada de propostas para apoiar cientistas britânicos como visitantes ou, no caso da FAPESP, também como jovens pesquisadores que queiram começar suas carreiras em São Paulo, em oportunidades de pós-doutorado.

O financiamento britânico se dará por meio do Newton Fund, fundo de apoio à pesquisa em ciência e inovação do governo britânico.

No Estado de São Paulo, a FAPESP selecionará propostas de pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa que queiram trazer pesquisadores visitantes do Reino Unido (visitas curtas, de 7 dias a 12 meses, ou de médio a longo prazo, de 6 meses a 36 meses) e jovens pesquisadores do Reino Unido que queiram iniciar carreira em pesquisa em instituição no Estado de São Paulo.

Como contrapartida na chamada, as academias britânicas – especificamente a British Academy, a Academy of Medical Sciences e a Royal Society – oferecem Newton International Fellowships e Newton Advanced Fellowships para a comunidade de pesquisa brasileira, em ciências naturais, ciências sociais e humanidades e em ciências médicas (incluindo pesquisas clínicas e orientadas a pacientes).

A British Academy, a Royal Society e a Royal Academy of Engineering oferecem auxílios de mobilidade para a comunidade de pesquisa brasileira, em ciências naturais, ciências sociais e humanidades e em engenharia.

A data final para submissão de propostas é 23 de outubro de 2015.

As instruções para apresentação de propostas na modalidade pesquisador visitante estão publicadas em: www.fapesp.br/en/9583.

As instruções para apresentação de propostas na modalidade jovem pesquisador estão publicadas em:www.fapesp.br/en/9584.

Informações sobre as modalidades (Newton Advanced Fellowships e Newton Mobility Grant) oferecidas por instituições britânicas a pesquisadores brasileiros estão disponíveis em: CONFAP-UK-Academies-Call-2015.

Fonte: FAPESP